acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Ordem para matar F.Gomes partiu de traficante, dentro de presídio

A cidade de Caicó foi movimentada na quinta-feira (2) com prisões de suspeitos na morte do jornalista e radialista Francisco Gomes, o F.Gomes. Confira, abaixo, matéria com chamada de capa do jornal Gazeta do Oeste:

Policiais civis da Divisão Especial de Combate ao Crime Organizado (DEICOR), sob o comando dos delegados Ronaldo Gomes e Lenivaldo Pimentel, cumpriram na manhã de ontem, em Natal e Caicó, mandados de busca e apreensão e de prisão contra o presidiário Valdir Souza do Nascimento, apontado na investigação como sendo o mandante da morte do radialista Francisco Gomes de Medeiros, mais conhecido como F. Fomes, 48 anos, executado em 18 de outubro deste ano, em Caicó. [SAIBA MAIS >>AQUI]

Matadouro Público volta a funcionar

Prefeito consegue a liberação do Matadouro Público e assegura que a partir da segunda-feira (6) volta a funcionar

Tom em visita ao abatedouro (foto:divulgação)
Depois que conseguiu a liberação do Centro Cirúrgico da Maternidade de Acari, agora o prefeito Antônio Carlos, o Tom anuncia que o Matadouro Público também está liberado para suas atividades. O matadouro tinha sido interditado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). "Agora tudo legalizado e dentro das normas ambientais", garantiu o prefeito, que fez uma visita ao prédio na manhã desta quinta-feira (02).

É que a Prefeitura realizou reformas no local, conforme exigia o termo de ajustamento de conduta e orientou os marchantes sobre boas práticas de higienização, além de imunizá-los contra tétano e hepatite. "Agora os acarienses podem consumir carne de origem segura, pois o controle será rigoroso", afirmou o prefeito. A partir da próxima segunda-feira (06) tudo voltará a funcionar normalmente.
Barbara Medeiros
[barmedd@hotmail.com]

Deputado apresenta emendas ao OGE 2011

O deputado estadual Walter Alves (PMDB) apresentou esta semana cinco emendas ao Orçamento Geral do Estado de 2011, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. As emendas são para a área do turismo, educação, qualificação profissional e justiça.

A primeira emenda solicita R$ 2 milhões para o turismo do Rio Grande do Norte, com o objetivo de divulgar o estado, nacional e internacionalmente. Também ligada a atividade turística potiguar, uma outra emenda sugere, com o investimento de R$ 1 milhão, a construção de um Hotel-Escola, em Mossoró, para a qualificação e formação de mão-de-obra para toda a região oeste. “Esta é uma demanda regional que não pode ficar para depois. A região oeste, e o ‘Pólo Costa Branca’, necessita de apoio à formação de mão-de-obra qualificada e direcionada a este fim”, explica  Walter.

Na área da justiça e ação social, o peemedebista sugeriu outra emenda, com o valor de R$ 2 milhões, para a estruturação e melhores condições de trabalho para os servidores da Defensoria Pública Geral do RN. Já para a educação, foram duas solicitações: uma de R$ 3 milhões para a construção do Núcleo Avançado da UERN, no Município de Apodi e outra de R$ 3 milhões para a implantação da Escola Técnica Estadual do Rio Grande do Norte, Etern, que é um Projeto de Lei, de autoria do próprio deputado Walter, em tramitação na Assembléia Legislativa do RN.

De acordo com o parlamentar, no Brasil muitos estados já estão com suas escolas técnicas estaduais implantadas e em funcionamento e os investimentos em educação precisam ser encarados como prioritários. “O Rio Grande do Norte, mais uma vez, não deve perder o trem da história. O ensino técnico de qualidade também deve ser tratado com seriedade e senso de urgência por parte do poder público”.

Assessoria de Imprensa
Jeanny Damas (9451-4577)

Cardápio fim de semana Magias da Terra (Ecovila Pau-Brasil)

04 / dezembro – sábado - 12:00h às 15:30h

Pão de Beterraba
Pão de Arroz sem Gluten
Pesto
Chutney de Taamrindo

Sopa Cremosa de Cenoura
Salada Verde com Tomates Orgânicos e Côco
Salada de Cevada em Grãos
Couscouz de Uva-passa e Canela
Couscouz Paulista
Crepes de Linhaça com Legumes
Almôndegas Veganas com Molho de Tamarindo
Arroz Integral com Linhaça Escura
Couve Assada com Especiarias
Quiabo Assado com Shoyu

Sorvete de Manga
Mini-bolinho de Fruta
Bolo de Macaxeira

05/ dezembro – Buffet Indiano + Buffet de Domingo Especial - 12:00h às 15:30h

Pão Chapati
Pão Integral de Pimentão Vermelho
Chutney de Manga
Chutney de Tamarindo
Pesto

Sopa de Abóbora Japonesa Temperada com Aveia
Hortaliças com Tomate Seco, Côco e Molho de Linhaça
Salada de Cebolas Roxas com Salsa

Bruscheta de Berinjela
Quiche de Caju Orgânico com Creme de Tofu
Legumes Bengali com Gengibre
Tofu Assado com Molho de Leite de Côco
Batata Gouranga ao Molho de Tofu Gratinada
Arroz Integral com Limão e Granola Salgada
Dahl de Lentilhas
Bolinhos de Cenoura e Açafrão-da-terra
Abóbora Gratinada
Feijão Azuki com Algas Wakame
Legumes ao Molho Agridoce

Mousse de Tamarindo Orgânico do Sítio com Chocolate Amargo
Arroz doce com Cardamomo e Leite de Côco

Faça sua reserva antecipada.
Ecovila Pau-Brasil
Região Agrícola Vale do Pium
Cinturão Verde da Capital - Natal RN
Fone: 0xx (84) 3237 0093

Larissa Batista
[ecovilapaubrasil@yahoo.com.br]

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Música: Na Baixa do Sapateiro - Teresa Salgueiro

Hoje, 2 de dezembro, é o Dia Nacional do Samba – Leia >> AQUI


Geograficamente Caicó mantém terceiro índice populacional do RN

foto arquivo no google:divulgação
Uma observação que o blog faz, sem conotação bairrista, porém sempre que sai o resultado da população de habitantes por cidades no RN, e agora com os dados oficiais do Censo 2010 do IBGE. Historicamente, quarenta/cinquenta anos atrás, Caicó era considerada a terceira cidade em população no estado, perdendo apenas para a capital Natal e Mossoró, a capital do Oeste. Se for analisar do ponto de vista geográfico, a capital do Seridó ainda se mantém na terceira posição, considerando-se o conglomerado da Região Metropolitana da Grande Natal, com as cidades de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Ceará Mirim que conquistaram a dianteira nas últimas décadas, assim mesmo o município seridoense aparece, isoladamente, em terceiro com 62.727 habitantes. Ou seja, na frente a Grande Natal, em segundo Mossoró, no Oeste, e em seguida Caicó, no Seridó.
    
Confira a população do Censo 2010 no RN >> AQUI

Cidadão honorário natalense ao radialista Jurandy Nóbrega

O jornalista e radialista Jurandy Nóbrega, paraibano com origens nas cidades de Patos e Santa Luzia, receberá título de cidadão honorário de Natal. A propositura é do vereador Ney Lopes Júnior (DEM) que apresentou projeto de resolução à Câmara Municipal. Jurandy Nóbrega atua na imprensa potiguar, especialmente no rádio natalense, nessas últimas cinco décadas, com foco no jornalismo político.

O blog colheu a notícia do projeto do título no blog do Paulo Tarcísio. Já vem tarde. Mas, vale o ditado: "Antes tarde do que nunca!"

ABC deixa escapar título da Copa do Nordeste 2010

O ABC perdeu a chance de conquistar o terceiro título de 2010 e, consequentemente, a tríplice coroa. Isso porque, neste ano, o time potiguar já foi campeão potiguar e ainda ficou com a primeira colocação da Série C, garantindo a vaga na divisão de acesso na próxima temporada. Ou seja, Kleiton Domingues calou o estádio Frasqueirão na noite desta quarta-feira (1º), em Natal, em duelo único que valia o título da Copa do Nordeste 2010. O meia do Vitória marcou um gol, fez uma jogada espetacular para o segundo e assim garantiu o triunfo de virada por 2 a 1 sobre o ABC, levando a equipe baiana ao tetracampeonato da competição regional – 1997, 99, 2003 e 2010. [LEIA MAIS >> AQUI - UOL Esporte]

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Nas ondas do rádio na floresta amazônica

Jornalista Mara Régia (arquivo)
O blog teve a oportunidade de manter contato com a jornalista, publicitária e radialista Mara Régia, profissional de comunicação que apresenta três programas na Rádio Nacional da Amazônia. Segundo revelou, está há 30 anos no meio radiofônico, cujo trabalho já lhe rendeu prêmios de destaque nacional, entre os quais, o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente 2006, na categoria Arte e Cultura. Por sua vasta experiência, Mara Régia tem uma agenda cheia de convites para ministrar palestras e encontros em todas as regiões do país.

Programas  

Na Rádio Nacional da Amazônia (OC 11.780 KHz e 6.180KHz), semanalmente ela apresenta dois programas: aos sábados, das 13h às13h30, o “Trilha Animal”, há três anos no ar, o programa é realizado em parceria com a WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal, e aos domingos, “Natureza Viva”, das 8h às 10h, já com 17 anos, um projeto de comunicação e conservação ambiental em parceria com a WWF-Brasil, GTA (Grupo de Trabalho Amazônico), além de um programa diário de segunda a sexta, “Viva Maria”, na grade matinal da emissora.    

Para ouvir a rádio ou os programas hospedados em podcast, confira clicando abaixo, em seguida atualizar apertando F5:

Rádio ao vivo >> AQUI

Programa Viva Maria >> AQUI

Trilha Animal >> AQUI

Soropositivos podem procurar DPU para conseguir medicamentos

O Dia Mundial de Combate à AIDS é comemorado nesta quarta-feira (1º). A Defensoria Pública da União (DPU) aproveita a data para reforçar que atua na defesa do cidadão soropositivo que não tenha condições de pagar medicamentos de alto custo ou não esteja recebendo os remédios do Estado. Tanto nesses casos como nas situações em que é necessária a internação em leitos da rede hospitalar, a DPU ajuíza ação com pedido de antecipação de tutela.

Essa medida urgente é adotada devido ao possível risco à vida do cidadão no caso de demora no atendimento a esse tipo de demanda. O Defensor Público Federal Kleber Vinícius de Melo lembra que a experiência da Instituição nessa área é alta por conta do grande volume de processos. [SAIBA MAIS >> AQUI - Comunicação Social DPGU]

Centro cirúrgico da maternidade de Acari já funciona normalmente


Na foto, Dr. Juarez, Dr. Eduardo Pontes e Dra. Iracema
(por assessoria/divulgação)

A população de Acari comemora a reabertura do centro cirúrgico da maternidade. Depois de uma reforma física e compras de equipamentos como carro de anestesia, oxímetro e desfibriladores, o centro cirúrgico funciona normalmente para atender as necessidades de tratamento cirúrgicos da população.

A equipe médica da maternidade de Acari realiza todas as terças feiras cirurgias eletivas, ou seja, marcadas com antecedência. A população está aliviada e esperava por vários meses a reabertura do centro para realização de cirurgias do tipo: Histerectomia, períneo, herniorrafia, apendicite, vesícula, nódulos de mamas, hemorroidectomia e cirurgias obstétricas (cesariana), entre outras.

Barbara Medeiros
[barmedd@hotmail.com]

Governador reduz orçamento para o Turismo em 37%


Considerado que o OGE foi acrescido para 2011 em 22%, a perda para o setor sobe para R$ 54 milhões

O governador Iberê Ferreira de Souza reduziu o orçamento do Turismo de R$ 92 milhões em 2010 para R$ 58 milhões em 2011, o que significa uma redução de 37% dentro do Orçamento Geral do Estado (OGE), que será votado na próxima semana na Assembleia Legislativa. A decisão de Iberê entristeceu os principais atores de uma importante atividade econômica do Estado.

A perda seria de R$ 34 milhões, somadas as destinações da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emproturn), mas, se for considerado que o OGE foi acrescido para 2011 em 22%, a perda para o setor do turismo sobe para R$ 54 milhões, entendo-se que o normal seria o acréscimo percentual ao valor destinado para 2010, de R$ 92 milhões, o que somaria R$ 112 milhões.

Na manhã desta quarta-feira, 1º de dezembro, uma comissão do setor esteve em audiência com o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, deputado José Adécio. Pedro Nogueira, diretor executivo da ABIH/RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), Milson dos Anjos, conselheiro da ABIH, George Costa, presidente do Natal Convention Bureau, Sérgio Gaspar, presidente da Cooperativa de Turismo do Rio Grande do Norte e Ramzi Elali, presidente do Sindicato dos Hotéis foram conversar sobre uma emenda de R$ 5 milhões para divulgação, considerando a realização da Copa do Mundo de 2014 e a conseqüente necessidade de incremento ao setor.

Surpresa

Capa do jornal Vale do Apodi edição de dezembro


Clique na imagem para ampliar


Ex-goleiro do ABC morre no interior de SP

Carlos Augusto, ex-goleiro do ABC na década de 80, faleceu no último sábado (27), em Reginópolis (SP), onde trabalhava como policial civil. Carlos Augusto Dina Martins, 54 anos, era diabético e sofreu uma hemorragia no esôfago, que o deixou 17 dias em coma. O jogador atuou no ABC de 1978 a 1980, retornando em 1982. [Leia mais >> AQUI – Equipe Na Boca Do Mundo]

RN realiza atividades para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro, foi criado para relembrar o combate à doença, despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção e diminuir a discriminação. Como forma de fortalecer essa causa, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está apoiando diversas atividades que vão acontecer nesta quarta-feira. A programação especial compreende uma grande variedade de eventos e foi criada com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico voluntário, dar visibilidade aos novos serviços de assistência em Aids e incentivar à conscientização da população sobre a importância das atitudes de prevenção à doença. [LEIA MAIS >> AQUI TN-ONLINE]

Dia Mundial de Luta com a Aids. "Somos Iguais. Preconceito não!".

Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Com o tema "Somos Iguais. Preconceito não!", a campanha do Ministério da Saúde deste ano mostra que quem tem Aids pode, sim, ter uma vida normal, sem preconceitos. A atriz Luana Piovani  participa da mobilização e tem um recado: Clique >> AQUI para acessar áudio [Portal MS] 

Exposição 1º Festival Internacional de Humor em DST Aids com visitação pública no DF

Convite da exposição/divulgação
A mostra do “1º Festival Internacional de Humor em DST Aids” fica em visitação pública no Distrito Federal, cuja solenidade de inauguração será nesta quinta-feira, 2 de dezembro, às 17h, no Edifício Premium , SAF Sul, Trecho 2, Bloco F, em Brasília. A exposição é composta de cartuns selecionados de 1,2 mil trabalhos de artistas gráficos de 50 países.  O 1º Festival Internacional de Humor em DST Aids foi lançado em agosto de 2004, numa iniciativa do Ministério da Saúde e o Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil – IMAG, e entre 2006 e 2008 percorreu países como Estados Unidos, Suíça, Etiópia, Kazaquistão e Moçambique. A mostra, que será inaugurada nesta semana em que se comemora o Dia de Combate à Aids, está sendo uma parceria da Secretaria-Executiva, por meio da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI) e do Departamento de DST, Aids e Hepatite Virais/SVS.

Anatel realiza audiência pública sobre envio de SMS gratuito para serviços de emergência

A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, realizará no dia 3 de dezembro (sexta-feira), das 10h às 13h, audiência pública para possibilitar à sociedade o direito de manifestação sobre proposta de alteração Regulamento do Serviço Móvel Pessoal (RSMP) com o objetivo de explicitar a possibilidade de envio gratuito de mensagens de texto para os serviços públicos de emergência.

A audiência será realizada no Escritório Regional de São Paulo (ER-1), localizado na Rua Vergueiro nº 3073, Vila Mariana. O anexo e a documentação relativa ao objeto da Audiência Pública estão disponíveis na Biblioteca da Agência, na página da Anatel na internet (www.anatel.gov.br). [SAIBA MAIS >> AQUI – Portal Anatel]


Confira >> AQUI o suporte de atendimento ao usuário
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template