acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Ministério entrega mais 4 ventiladores pulmonares para o RN

Estado conta agora com 163 equipamentos comprados e enviados pelo Ministério da Saúde para reforçar a assistência hospitalar no enfrentamento da pandemia

A rede pública de saúde do Rio Grande do Norte ganhou o reforço de mais 4 ventiladores pulmonares. O equipamento é indicado como suporte ventilatório em pacientes graves, infectados por COVID-19, que apresentem dificuldades respiratórias. Os equipamentos desembarcaram entre os dias 9 e 15 de junho, na capital Natal, e serão distribuídos pela Secretaria Estadual de Saúde, responsável por definir quais serão as unidades de saúde e os municípios que receberão os ventiladores pulmonares, conforme planejamento local.

Esta é a terceira entrega de ventiladores pulmonares para o estado do Rio Grande do Norte, que agora conta com 163 equipamentos para auxiliar a assistência hospitalar aos pacientes graves, infectados pela COVID-19, que apresentam dificuldades respiratórias. A compra e distribuição dos ventiladores é parte do apoio estratégico do Governo do Brasil no atendimento aos estados e municípios para o enfrentamento da pandemia. As entregas levam em conta a capacidade instalada da rede de assistência em saúde pública, principalmente nos locais onde a transmissão está se dando em maior velocidade. O Ministério da Saúde já entregou 4.435 ventiladores pulmonares para todos os estados e o Distrito Federal.

REFORÇO PARA RN

O Ministério da Saúde já comprou e enviou ao estado 1,7 milhões de itens, entre equipamentos e insumos, para o combate à pandemia da COVID-19. Além dos 163 ventiladores pulmonares, a pasta entregou 209,2 mil testes para o diagnóstico da COVID-19, sendo 123,3 mil testes rápidos (sorológico) e 85,8 mil RT-PCR (biologia molecular). O estado recebeu também 1,3 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): 8,4 mil litros de álcool; 48,3 mil aventais; 387,9 mil luvas; 50,2 mil máscaras N95; 583,5 mil máscaras cirúrgicas; 10,4 mil óculos e protetores faciais; e 240,1 mil toucas e sapatilhas.

O Governo do Brasil entregou ainda medicamentos que ajudam no tratamento da COVID-19, como 61,6 mil doses de Oseltamivir e 136 mil doses de Cloroquina.

Também já foram habilitados pelo Ministério da Saúde 156 leitos de UTI no estado. O pedido de habilitação para o custeio dos leitos COVID-19 é feito pelas secretarias estaduais ou municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dos leitos. O Ministério da Saúde, por sua vez, garante o repasse de recursos destinados à manutenção dos serviços. [Portal do Ministério da Saúde > Saiba mais]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template