acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Evento discutiu leis de segurança da água mineral e reuniu centenas na Fiern


Mais de 300 pessoas, entre empresários, distribuidores e revendedores de água mineral natural se reuniram para um debate e capacitação sobre a segurança alimentar do produto. O Fórum “Boas Práticas com a Água Mineral” aconteceu na última quarta-feira (17), no auditório da Fiern.

No debate estavam Horácio Barreto, gestor do Sebrae-RN; Leopoldina Batista, chefe do Núcleo de Alimentos da Covisa Natal; Lorena Lima, auditora fiscal da Anvisa RN; Olinto Neto, policial rodoviário federal; Sérgio Medeiros, subcoordenador da Secretaria Estadual de Tributação e Djalma Barbosa Júnior, coordenador do evento e presidente do Sindicato das Empresas de Água Mineral no RN (Sicramirn).

A Cadeia Produtiva da Água Mineral no Estado, o Código Brasileiro de Trânsito, o Novo Modelo de Tributação das Águas Minerais do RN, Armazenamento e Empreendedorismo, foram os principais temas explanados durante o Fórum.

Acerca das leis de trânsito que legislam sobre o transporte de carga alimentícia, o palestrante Olinto Neto destacou que os distribuidores precisam ficar atentos, principalmente às documentações de comprovação de posse do produto e à compatibilidade da quantidade com a capacidade do automóvel.

As regras para o transporte de carga são baseadas na legislação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e nas resoluções do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). As infrações são passíveis de multa, transbordo de carga, ou até retenção do produto.

Fórum “Boas Práticas com a Água Mineral”

O evento faz parte do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), que é uma parceria entre o IEL, Sebrae, CNI e Fiern. Também estiveram presentes, como parceiros deste evento, o Procon RN, Covisa Natal, Vigilância Estadual do RN, Secretaria de Tributação, Polícia Rodoviária Estadual e o Sebrae.

“É sempre necessário um alinhamento com as conformidades de qualidade e segurança do produto desde a matéria-prima até os profissionais que fazem a entrega do garrafão na casa das pessoas.  Tratamos aqui das responsabilidades de cada um em evitar qualquer tipo de contaminação que possa prejudicar a saúde e o bem-estar da sociedade.”, explica o presidente do Sicramirn.

No Rio Grande do Norte existem 21 fontes de água mineral que conquistaram a confiabilidade do consumidor, a prova disso é que, em 10 anos o setor cresceu 300%, segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Hoje são produzidos cerca de 507 milhões de litros de água mineral natural ao ano no RN. [por assessoria de imprensa]
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template