Por Fábio Ferreira
Profissional de TI da Casa Durval Paiva
Manter o
foco da equipe e ao mesmo tempo entretê-la é um desafio paras corporações.
Tento como objetivo melhorar o desempenho produtivo, as empresas observaram a
necessidade de recorrer as novas técnicas que possibilitassem a otimização
desse processo, sendo assim, levando em consideração a atração natural do ser
humano para os jogos, criou-se uma nova metodologia denominada de Gameficação.
Fazendo uma
breve explanação sobre esse tema, a gameficação seria a utilização de técnicas
de jogos, principalmente os virtuais, com o intuito de aumentar o interesse e
facilitar a inserção de conteúdo e entendimento das etapas dos processos
relacionados a uma determinada atividade. Sendo assim, esta técnica vem sendo
grandemente aplicada nas mais diversas áreas, como negócio, vida social, saúde
e educação. Nesta última, as instituições de ensino têm amplamente utilizado
essa técnica para auxiliar na contextualização do conteúdo regular e resolução
de problemas, incentivando o processo de ensino aprendizagem.
Podemos
utilizar essas metodologias de diversas maneiras, tais como: criação - para
estimular a criatividade das pessoas envolvidas, fazendo com que eles se capacitem
a desenvolverem algo relevante dentro da sua área de atuação; ponto de partida
- abrange a ideia de partir de algo pré-definido para que os envolvidos possam
buscar soluções; simulação - simula
circunstâncias reais do cotidiano dos jogadores para que eles possam decidir
como reagirão a cada situação; pesquisa e documentário - promove a pesquisa
sobre determinado assunto a fim de registrar ou realizar uma explicação sobre o
que foi aprendido.
No âmbito
educacional, os professores observaram que a gameficação diminui massivamente a
evasão escolar e, consequentemente, aumenta o rendimento do aluno. Isso se dá
pelo interesse natural que esse público tem pelos jogos. Seguindo esta
tendência, os profissionais da educação da Casa Durval Paiva utilizam bastante
esse recurso pedagógico. Alguns resultados alcançados são: fazer enxergar nas
falhas uma oportunidade de aprendizado e de iniciar uma nova etapa; aumento da
assimilação de conteúdo, aliando a teoria à prática; incentivo à autonomia do
aluno, pois este pode tomar suas próprias decisões; aumento do interesse em
aprender, devido a forma lúdica que o conteúdo é abordado; competição saudável,
estimulando a colaboração entre os participantes e o desenvolvimento de senso
crítico.
Dessa forma,
observamos que a gameficação é uma tendência que veio para ficar e que a não
utilização desse valioso recurso pode acarretar em grandes dificuldades no
engajamento dos envolvidos, seja no âmbito corporativo ou educacional.
Portanto, qualquer ramo de atividade, principalmente na educação, pode
implementar esse método para alcançar as vantagens por ele fornecidas.
Assessoria Imprensa Casa Durval Paiva
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