acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Técnicos definem no RN detalhes de pesquisa sobre raiva em saguis


Pesquisadores da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estiveram em Natal, nesta semana, para definir detalhes de estudo do projeto “Fatores ecológicos e antropogênicos associados à transmissão da raiva em primatas não humanos”, que será desenvolvido no Rio Grande do Norte e em outros estados do país, encomendado pelo Ministério da Saúde e realizada pela OPAS. O encontro desta sexta-feira (8) fez parte da fase inicial de reuniões com os órgãos envolvidos.

Técnicos do Programa de Controle da Raiva, do Programa de Vigilância das Epizootias em Primatas não humanos da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), e do Laboratório Central (Lacen/RN) estão envolvidos no apoio ao estudo, além do Ibama e Idema.

No Rio Grande do Norte, os municípios previamente selecionados para a pesquisa são: Natal, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Mossoró. Além das reuniões, foram realizadas na semana, visitas aos municípios para mapeamento das localidades e definições do cronograma de execução do projeto. De acordo com a Subcoordenadora de Vigilância Ambiental (Suvam/RN), além das cidades citadas, será feito ainda um sorteio aleatório de municípios onde há registro de agressão por saguis.

"Aqui no estado temos ocorrência de pessoas agredidas por saguis, além de mortalidade de animais, mas nunca tivemos resultado positivo para a raiva, por isso não temos a circulação do vírus da raiva em saguis. Fomos escolhidos para servir como comparativo com estados que tem positividade para a raiva em saguis", explica Aline Rocha, subcoordenadora da Suvam/RN.

Segundo o projeto, a partir de maio serão iniciadas as coletas nos estados selecionados, após autorização do Conselho de Ética do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Serão coletadas amostras para identificar se existem, nos animais, além da raiva, outras doenças, como arboviroses, por exemplo, ou zoonoses que estejam provocando óbito de saguis.

Os resultados da pesquisa permitirão o aumento do conhecimento sobre locais de ocorrência dos saguis e proximidade com humanos, avaliação do risco de transmissão de raiva e outras doenças de saguis e humanos e coordenação de  esforços para prevenção de doenças de animais silvestres.

Os outros estados escolhidos para o estudo foram Pernambuco, Bahia, Piauí, Paraíba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. [Com informações da Ascom/Sesap]
Foto relacionada à divulgação/AssecomRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template