acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

RN é selecionado para estudo sobre raiva promovido pelo Ministério da Saúde e OPAS


Pesquisadores do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) irão se reunir nesta sexta-feira (08) com técnicos do Ibama e Idema para discutir detalhes da execução do projeto de pesquisa intitulado “Fatores ecológicos e antropogênicos associados à transmissão da raiva em primatas não humanos”, que será desenvolvido no Rio Grande do Norte, além de outros estados do país. O encontro ocorrerá na Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa), localizada no Largo Junqueira Aires, 488, Cidade Alta, Natal/RN.

Os outros estados escolhidos para esse estudo foram Pernambuco, Bahia, Piauí, Paraíba, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O RN foi selecionado para fins comparativos, já que não apresenta histórico de casos positivos de raiva em saguis, que são o foco dessa pesquisa. Os técnicos do Programa de Controle da Raiva, do Programa de Vigilância das Epizootias em Primatas não humanos da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), bem como do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte estão envolvidos no apoio a esse estudo.

Os municípios previamente selecionados para a pesquisa foram: Natal, Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Mossoró. Os pesquisadores estão no RN desde a última segunda-feira (04) e visitaram o Centro de Controle de Zoonoses de Natal e o Parque das Dunas, onde se reuniram com representantes do Idema e responsáveis pelo parque para discutir sobre epizootias ocorridas anteriormente com primatas não humanos. Nesta quarta-feira (06) e quinta-feira (07), o grupo do MS, OPAS e Sesap visita os municípios de Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso, respectivamente. [com Ascom Sesap]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template