acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Reformas de final de ano com economia; confira dicas


Professora de Arquitetura dá dicas para mudanças na decoração com custo baixo

O final de ano está às portas e já é tradição para este período reformas e melhorias da casa. Porém, investir na construção de novos ambientes ou numa decoração diferente pode trazer muita dor de cabeça e o pior: estourar o planejamento financeiro. Mas quem disse que uma reforma precisa ter problemas e custar caro? O segredo, antes de tudo, é o planejamento e criatividade na administração dos recursos, aponta a arquiteta Ilanna Paula Revorêdo, professora de Arquitetura da Faculdade Estácio de Natal – unidade Zona Norte.

Detalhes como uma nova cor na parede ou a adesivagem de um eletrodoméstico já podem fazer diferença no ambiente. “Os três pontos chaves para a decoração são: cor, formato e forma. Toda mudança deve ser norteada por esses critérios”, frisa Ilanna. Ela destaca que existe hoje no mercado um leque de materiais disponíveis que podem auxiliar neste processo de reforma. “Para dar uma nova cara à parede, por exemplo, além da própria pintura, o papel de parede, ou o adesivo autocolante – mais econômico – são boas escolhas para mudanças”, exemplifica.

Se o desejo é dar uma nova roupagem aos móveis, de acordo com a arquiteta, “em vez de comprar peças novas, é possível reaproveitar o que já se tem investindo em revestimentos para sofás, cadeiras e poltronas, por exemplo. Já móveis como cômodas, aparadores ou mesas podem adquirir um novo ar com pintura ou verniz”.

Se a opção é trocar o piso, a instalação de um revestimento sobre a cerâmica fica mais em conta e pode até mudar o estilo do cômodo, orienta a profissional. Para quem tem habilidade com artesanato, colocar a mão na massa e investir em um detalhe 3D para a parede pode ser uma boa opção. “Você pode usar até um material comum, como pregador de roupa”, comenta. Para os que podem investir um pouco mais, um revestimento de gesso para o efeito 3D está em alta, frisa a professora.

Nos ambientes comerciais, é indicado realizar pequenas mudanças no local uma vez a cada dois anos, e grandes reformas em um período entre cinco a seis anos, indica a profissional. “Ao planejar o ambiente de um estabelecimento, o comerciante deve ter em vista a experiência de bem-estar que deseja proporcionar ao cliente. Um perfume específico, uma música ambiente ou objetos com estímulos afetivos podem fazer a pessoa lembrar-se da loja mesmo fora dela”, argumenta.

Finalmente, para que uma reforma alcance o sucesso esperado - desde o planejamento até a execução final - Ilanna Revorêdo destaca também que é importante o suporte de um arquiteto. “Ele é o profissional mais indicado para auxiliar e aconselhar sobre o assunto. Exponha o que deseja e o quanto pode ser investido e, a partir daí, ele pode indicar as melhores soluções”, reforça. [por assessoria de imprensa]
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template