acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 7 de abril de 2018

Encontro no RN discute o fortalecimento da Atenção Básica no SUS

Iniciado nesta quarta-feira (4), em Natal, o “Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica”, promovido pelo Ministério da Saúde, através do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS), reunindo autoridades e técnicos do Ministério da Saúde, autoridades locais de saúde, gestores e trabalhadores da Atenção Básica, para o debate objetivando construir uma agenda de fortalecimento da atenção primária no Sistema Único de Saúde. O evento se encerra nesta quinta (5), em um hotel de Ponta Negra.

Durante a abertura, o secretário estadual de Saúde, George Antunes, destacou a importância que o Ministério da Saúde tem oferecido nas ações para o fortalecimento da atenção básica, com mais avanço nessa área “e que todos nós, secretários, temos que reconhecer”, afirmou, ressaltando a oportunidade do encontro para o debate apresentado propostas e desafios na atenção primária. No tocante ao apoio institucional que o Ministério implementou nessa nova estrutura regimental para os Núcleos Estaduais, o secretário comentou que tem percebido essa mudança nesse apoio à gestão local, nas esferas estadual e municipal. “Com esse fortalecimento do núcleo regional, temos percebido essa presença cada vez mais forte, nessa reestruturação”, disse.

Para o chefe da Divisão de Gestão do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS/RN), Francisco Júnior Rego, o encontro é muito importante para o fortalecimento da Atenção Básica, com a junção de forças dos três entes federativos. Estado, através da Secretaria de Saúde; dos Municípios, através dos Conselho de secretários municipais de saúde; e da União, com o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde se colocando como parceiro para uma construção coletiva dessa política de saúde de tão i importância para os destinos do SUS.

O coordenador-geral de Acompanhamento e Avaliação (CGAA) e substituto da direção-geral do DAB, Allan Nuno Alves de Sousa, informa que este encontro é mais um componente que o Ministério da Saúde promove desde fevereiro para o debate em torno da atenção básica e que todos os estados irão receber o evento, até julho deste ano. “Nossa expectativa que esse é o caminho, apesar das adversidades, de fortalecimento da atenção básica no SUS”, pontua, e lembra que, regularmente, técnicos do DAB tem reunião com o pessoal da Atenção Básica no estado, discutindo temas mais relevantes e pactuando processos, que se torna uma ação continua, de contato permanente, com a Secretaria de Saúde e o Consems.

Os encontros estaduais têm com finalidade construir uma agenda conjunta do Governo Federal com os estados e municípios, identificando os principais desafios para a concretização de uma Atenção Básica acolhedora e resolutiva, capaz de ordenar a Rede de Atenção à Saúde, e propondo estratégias de superação dos desafios, de forma tripartite. De acordo com o cronograma, neste mês de abril serão realizados novos encontros em Salvador (BA), Recife (PE), Maceió (AL), Teresina (PI) e São Luís (MA).

A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. O trabalho é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Unidades Básicas de Saúde Fluviais, nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM) e nas Academias de Saúde.

Presentes na abertura do encontro, convidados para a mesa de autoridades, o secretário de Saúde do RN, George Antunes; o representante do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS), Allan Nuno Alves de Sousa; o gestor do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Francisco Júnior Rego; representando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ana Tania Sampaio; do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RN), Débora Costa; do Conselho Estadual de Saúde, Carla Falcão; e Ana Paula Queiroz, representante do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Natal (SMS).

Também presentes na plenária de discussões, profissionais da Secretaria Estadual de Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e demais gestores e coordenadores de saúde de diversos municípios potiguares.
Ascom/MS/RN
Fotos: Laryssa Souza
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template