acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Carnaval no ano bissexto e os festejos no mês de março


Carnaval no Ano Bissexto

Por Salete Pimenta Tavares*

O mês de fevereiro é o mês mais curto do ano, com apenas 28 dias. Mas, de quatro em quatro anos o mês é acrescido de mais um dia – o dia 29, registrando, portanto, o ano 366 dias, o qual é chamado ano bissexto. Fevereiro é também considerado o mês do Carnaval, visto que, geralmente o carnaval acontece no mês de fevereiro. No entanto, vez ou outra, o carnaval é festejado também no mês de março. De acordo com pesquisa feita no “Missal Quotidiano”, um livro preparado por D. Beda Keckeisen O.S.B., editado e impresso nas oficinas tipográficas do Mosteiro de São Bento na Bahia, nos anos 50, elaborado para facilitar o acompanhamento dos fiéis ao Santo Sacrifício da Missa, se encontra a tabela das festas móveis da Igreja, com as datas das Quarta–Feira de Cinzas, a partir do ano de 1956.

Como a terça-feira de carnaval é o dia que antecede à quarta-feira de cinzas (primeiro dia da Quaresma), pode-se saber exatamente o ano em que a terça-feira de carnaval aconteceu no mês de março; são eles: 1957, 1960, 1962, 1965, 1973 e 1976; de 2000 até 2017, apenas em 2003, 2011 e 2014, o carnaval aconteceu  no mês de março. (v. meu artigo “Carnaval em Março”, escrito no Jornal Zona Sul – março de 2011).

Essa festa que foi introduzida no Brasil pelos portugueses no tempo colonial, no ano de 1641 (v. Folhinha de Nossa Senhora de Nazaré – fevereiro de 2008), e que sempre foi considerada a maior festa popular brasileira, com o povão brincando nas ruas, se fantasiando de “cão”, de “papangus”, formando blocos de sujos, dançando e cantando nas ruas marchinhas engraçadas, entre elas o “Ô Abre Alas”, primeira marchinha carnavalesca, composta por Chiquinha Gonzaga para o Carnaval de 1889 (v. meu artigo “Carnaval Antigo e suas Marchinhas”, escrito no Jornal Zona Sul – fevereiro de 2010), além dos corsos, desfiles de carros alegremente decorados, as serpentinas, confetes e lança-perfumes atiradas nos foliões, que não passavam de uma brincadeira sadia, mesmo quando se tratava de atirar pó, talco e maisena.

Contudo, hoje, já não se pode considerar o carnaval uma festa popular, uma vez que a festa se elitizou e surgiram grandes sociedades carnavalescas, com inúmeros blocos que viraram Escolas de Samba, com suas riquezas de alegorias e vestimentas caríssimas, dirigidas por pessoas influentes, “gente da alta”, como se diz, cujo dinheiro não é problema, dificultando o acesso à participação nas Escolas de Samba, de pessoas mais simples e mais humildes, ou até pertencentes à comunidade carnavalesca, mas que não tem meios para arcar com todas as despesas exigidas para participar do evento.

Sabemos que, depois que passam os festejos natalinos e os de Ano Novo, começam os preparativos para o carnaval. São três dias de muita alegria, três dias de muita folia que, para muitos, vale pelo o ano inteiro. É o grande reinado de “Momo”. A alegria toma conta de todos: ricos, pobres, brancos, pretos, velhos, jovens, etc.; todos cantam e brincam num desabafo à monotonia da vida. Tudo respira carnaval. As lojas e os camelôs aumentam suas vendas; por onde se passa, até pelo chão tem o que se comprar: roupas, fantasias, chapéus de diversos tipos, bonés, colares havaianos, máscaras, apitos, etc.

No Brasil pode-se dizer que o carnaval acontece o ano inteiro, principalmente nas comunidades onde existem escolas de samba. Elas passam o ano todo envolvidas na criação e concretização do enredo da escola, na escolha das fantasias e alegorias, no cuidado com os ensaios da escola, culminando no famoso “ensaio geral”, que já é uma amostra real do que vai acontecer no sambódromo, cada uma querendo mostrar o mais bonito e o mais rico espetáculo, na esperança de conseguir a primeira colocação do desfile e ser a escola campeã do ano.

Alguns anos atrás foi realizado, aqui em Natal, um carnaval fora de época, o qual foi chamado de Carnatal. O primeiro Carnatal ocorreu no ano de 1991; foi realizado no centro da cidade, mais precisamente na Praça Cívica, antiga Praça Pedro Velho, com apenas três blocos participantes: Bloco O Caju, animado por Netinho, o Banda Mel e o Banda Cheiro de Amor. A festa cresceu tanto, que foi necessário outro local para abrigar tantos blocos, num total de mais ou menos 19 blocos e seus componentes, acrescidos de mais outros carros, chamados carros de apoio aos blocos. Atualmente em todos os Estados do Brasil, nas Capitais e em outras cidades, acontecem carnavais fora de época, chamados “micaretas”, com denominações as mais diversas possíveis; exemplo: “Pré-Caju”, em Aracaju, “Fortal”, em Fortaleza, “Micarande” em Campina Grande, a primeira micareta realizada fora do Estado da Bahia, “Nana Fest”, em Belo Horizonte, “Carnafacul” em São Paulo, etc. O Carnatal é considerado a maior Micareta do Brasil e consolidou-se como o principal evento do calendário turístico de Natal.
Foto relacionada à publicação
*Texto publicado na página do Jornal Zona Sul

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template