acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 23 de dezembro de 2017

Blog da Saúde dispõe dicas para uma ceia saudável

Festas de fim de ano: saiba como ter uma ceia saudável. Blog da Saúde preparou algumas dicas para você comemorar sem sair da linha

Quase todos amam as festas de fim de ano. Não só pela celebração do Natal ou pelo cenário colorido e clima de alegria que se instala em toda parte. Também chamam a atenção as cores, sabores e aromas que saem das cozinhas por todo o Brasil. A tradição da ceia salta aos olhos, esquenta os corações e dá água na boca. Mas é preciso ficar atento.

“As ceias são momentos importantes em que toda a família está compartilhando carinho e amor. E a tendência é fazer aqueles pratos cheios de gordura, de açúcar. E o consumo exagerado desses alimentos pode provocar enjoos, gastrite, dores, ou até um ganho de peso não desejado”, lembra a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa.

Para que isso não aconteça, aqui vão algumas dicas práticas de como ter uma ceia saudável e adequada:

LANCHES PRÉ-CEIA
Os meses de dezembro e janeiro são recheados de encontros festivos de trabalho, entre amigos, ou com as famílias. Então, uma dica é fazer um pequeno lanche antes de ir para o evento, para acalmar a fome e evitar exageros. “Outra dica é começar pela salada. É sempre bom começar com frutas, saladas e castanhas, que já vão acalmando a fome, evitando um consumo exagerado de outros alimentos”, lembra Michele.

ENTRADAS
Para aproveitar com saúde as delícias da ceia, comece com uma salada, que vai agregar fibras alimentares e ajudar na digestão. Já as castanhas (do Pará, de Cajú, Nozes, Amêndoas, etc.) são boas tanto como petiscos como nos pratos. “Elas são ricas em vitaminas e minerais. As castanhas são um bom costume. É bom coloca-las nos pratos da ceia”, recomenda Lessa.

SUCOS
Evite o consumo de refrigerantes! Privilegie a ingestão de sucos de fruta naturais como manga, caju, uva, laranja ou qualquer outra fruta da estação. Também é importante evitar o excesso de açúcar para adoçar os sucos.

PRATOS PRINCIPAIS
Pegue as mesmas preparações culinárias que você está habituado a fazer e compartilhar em família, e prepare-a com menos gordura, menos açúcar e sal. “A preparação é um ato de amor. É muito importante, mas ela pode estar prejudicando a saúde dos nossos familiares. Se lá na receita tem uma quantidade muita grande de margarina, por exemplo, tentar colocar um pouco menos e usar manteiga, por exemplo”, destaca Michele.

ÁLCOOL
Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. “Vários problemas no Brasil são causados em função do excesso do consumo de álcool. Além dos problemas à saúde, aumenta também o risco de acidentes. O mais importante é lembrar que se bebeu, não dirija!”, conclui a coordenadora Michele Lessa.

COMPARTILHE
Aproveite e compartilhe com a gente aquela sua receita de família que, além de saborosa, é também saudável. [Blog da Saúde]
Foto relacionada à publicação 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template