acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Evento nacional discute câncer infantojuvenil

A campanha Setembro Dourado, que acontece em nível nacional, será apresentado como exemplo para o reforço à cultura do diagnóstico precoce da doença

A Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer (CONIACC) realiza, no período de 11 a 13 de outubro, o 20º Convocc - Congresso Nacional de Voluntário e Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer. O evento acontece em Gramado na Serra Gaúcha/RS, em parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI).

O Congresso, que acontece de dois em dois anos, tem como principal objetivo promover o compartilhamento de boas práticas e atividades de capacitação, fortalecendo o trabalho das instituições que atuam junto a adolescentes e crianças com câncer e seus familiares desde o diagnóstico, tratamento, até o atendimento integral.

O evento deve reunir cerca de 300 pessoas oriundas de diversas regiões do País, entre voluntários e profissionais que atuam nas instituições de apoio a crianças e adolescentes com câncer. Além das temáticas voltadas para o voluntariado, como “O que é ter um coração voluntário”, “Nossas superAções de cada dia” e “Voluntariado: uma escolha responsável”, também haverá discussões voltadas para capacitações de dirigentes, como “Tecnologia para Organizações do Terceiro Setor” e “Estratégias e fontes de captação de recursos”.

Além de contribuir para a melhora da autoestima dos voluntários, promover a integração entre eles e estimular a troca de experiências, as discussões do XX Convocc também envolvem o reforço à cultura do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, através da identificação dos sinais e sintomas da doença. Sobre este assunto, terá destaque na programação a campanha Setembro Dourado, que acontece em nível nacional e tem como propósito estimular as famílias a ficarem atentas a sinais, normalmente confundidos com doenças comuns à infância, mas que podem ser câncer.

“Esse evento é muito importante para a troca de experiências entre os que vivem o dia a dia das casas de apoio, dirigentes e voluntários - que têm oportunidade de compartilhar expertises, promover o congraçamento e contribuir para o amadurecimento da causa. É um espaço de aprendizado e troca de energia”, aponta Rilder Campos, presidente da CONIACC.

Sobre a CONIACC

A Confederação Nacional das Instituições de Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer - CONIACC representa as organizações de apoio à criança e ao adolescente com câncer espalhadas por todo o Brasil. Atualmente conta com 53 filiadas.

A CONIACC propõe uma nova abordagem do papel das Instituições de Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer, ancoradas por uma visão de futuro, reconhecendo a responsabilidade de sua liderança em proporcionar melhor qualidade de vida e dignidade, minimizando a dor e o sofrimento dos pacientes portadores de câncer infantojuvenil.

Sobre o ICI

O Instituto do Câncer Infantil é uma organização sem fins lucrativos que há 25 anos tem como propósito aumentar os índices de cura da doença. Referência na assistência de crianças e adolescentes com câncer, o ICI já assistiu milhares de pacientes, com todo o auxílio necessário para o tratamento.

Por meio do ICI, crianças e adolescentes contam com apoio pedagógico, psicológico, nutricional, odontológico, medicamentos e exames especiais. Suas famílias também recebem apoio assistencial com auxílios de vestuário, calçados e alimentos. Além disso, o Instituto também desenvolve projetos de Pesquisas Científicas, dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infantojuvenil.

Com o apoio da sociedade gaúcha, o ICI desenvolve ações que alertam e conscientizam a população para o diagnóstico precoce da doença. Através de seus eventos, como a tradicional Corrida pela Vida, o Instituto mobiliza a comunidade e reúne milhares de pessoas em prol da causa.
Por assessoria imprensa com CONIACC imprensa
Imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template