acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Evento do Setembro Amarelo discutiu o combate e prevenção ao suicídio

Com a palestra “Falando abertamente sobre o suicídio”, realizada na manhã da última terça-feira (12), o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte concretiza o projeto Setembro Amarelo em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) Natal, estimulando a discussão sobre o tema, sensibilizando o combate ao suicídio e sua conscientização das possíveis causas, criando políticas de prevenção. O evento reuniu cerca de setenta participantes no auditório do NEMS/RN, em Natal.

A palestra proferida pela servidora do NEMS/RN e vice-coordenadora do CVV Natal, Regina Pereira Ramos, foi prestigiada com a presença do público interno - lotando o auditório da sede do Núcleo -, e convidados representantes da saúde pública e instituições particulares.

“O Centro de Valorização da Vida tem essa missão de valorizar a vida, contribuindo para que as pessoas tenham uma vida plena e, consequentemente, prevenindo o suicídio. Por isso, o CVV tem a visão de contribuir para uma sociedade compreensiva, fraterna e solidária, as pessoas vivendo plenamente”, pontua a palestrante Regina Pereira.

“Essa parceria do Ministério da Saúde e o Centro de Valorização da Vida (CVV) gera uma esperança valiosa para a saúde das pessoas, tendo em vista um tema tão sensível e cada vez mais presente, seja em nossos lares, em nossos trabalhos, que é a depressão e o suicídio”, enfatiza o chefe substituto da Divisão de Gestão (DIVNE/RN, Fernando Amaral.

Para o superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Marcos Aurélio de Paiva Rêgo, a promoção do projeto Setembro Amarelo é de extrema relevância e destaca que “a palestra nos alerta da importância de ficarmos conscientes que os números de suicídios são preocupantes, sendo que muitas vezes não despertamos que o problema possa estar bem próximo de todos nós e que de alguma forma podemos contribuir para que isso não aconteça.”

Além dos gestores Fernando Amaral, da DIVNE/RN, e Marcos Aurélio Rêgo, da FUNASA, o evento contou com as presenças ilustres da secretária adjunta da Saúde municipal do Natal, Genilce Maria Maciel de Almeida; da assessora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), Solane Maria Costa; do representante voluntário do CVV Natal, Fernando Colares; além dos gestores do NEMS/RN, Júnior Rêgo (Serviço de Gestão Administrativa); Fabiana Figueiredo (Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa); Aparecida Dantas (Seção de Auditoria); Ivoneide Andrade (Seção de Gestão de Pessoas), e a servidora aposentada Denize Lins de Oliveira, ex-chefe da Divisão de Convênios do NEMS/RN.

De acordo com Solane Costa que representou a presidente do Cosems-RN, Débora Costa, é preciso ficar atento a esses sinais como instituição e gestores. “E também como gente, como pessoas, gente que cuida de gente, superando cada vez mais os limites das impossibilidades no cuidar”, observa. Ela ressalta o papel do Conselho de estar junto a outros gestores, aderindo à campanha do Setembro Amarelo. “Esse é o objetivo de um movimento tão necessário, inclusive para as notificações pertinentes aos casos de suicídio em nosso estado”, finaliza.

Suicídio em números

Contextualizando o conteúdo da palestra, mais de 90% das pessoas que se suicidam sofrem de alguma doença psiquiátrica, sendo a depressão em 40% dos casos, e que no mundo uma pessoa se mata a cada 40 segundos e no Brasil 28 pessoas por dia. Dentre os sinais de alerta de um suicida estão: desfazer de objetos de estimação; estar sob depressão um certo período de tempo; dramatizar comportamentos tais como argumentos violentos; mudar, subitamente, hábitos de comer ou dormir; assumir riscos fora do comum; fazer comentários indiretos sobre não mais existir no futuro ou sobre as pessoas estarem mais felizes sem elas; e falar da morte o tempo todo.

Desde março deste ano, o Ministério da Saúde firmou um acordo de Cooperação Técnica com o Centro de Valorização da Vida (CVV) para a implantação de uma linha telefônica gratuita de prevenção ao suicídio, o 188, em todos os estados brasileiros até abril de 2020, embora já em operação desde setembro de 2015 exclusivamente no Rio Grande do Sul.  Até o final deste mês de setembro, espera-se que o atendimento seja estendido, segundo o Ministério da Saúde, para os estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima, Acre e Amapá.

No estado do RN, estão disponíveis os telefones do CVV Natal, o 141 para chamadas da capital e o 3221-4111 para ligações de outras cidades do interior do estado, atendendo 24h todos os dias. Além de contatos por correspondência postal e redes socais na Internet, no endereço: http://www.cvv.org.br/, com opções de acesso. [Blog da Saúde]

Fotos relacionadas à publicação/
ascom/nems
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template