acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Artigo Casa Durval Paiva: Odontologia Infantil – Por que levar a criança ao dentista?

Por Simone Norat Campos
Dentista - Casa Durval Paiva
CRO/RN 1784

A odontologia infantil ou odontopediatria é a parte da odontologia que cuida dos dentes das crianças. O ideal é que a primeira consulta seja com a mãe ainda gestante  para que aconteça o que chamamos de pré-natal odontológico e que, nesse momento, possa tirar todas as dúvidas com relação a dentição do seu bebê.

A primeira visita do bebê ao odontopediatra (dentista especialista em criança) deve ser logo que nasça o primeiro dentinho, que é em torno dos seis meses de vida com o objetivo de prevenção, onde será avaliada toda a boca, dadas orientações quanto a melhor forma de higienizar e dirimir questões de hábitos como: uso da chupeta, de mamadeira e como amenizar o incômodo (babação, irritação, febre amena) da fase de erupção dos dentes, sofrido por alguns bebês.

A criança que desde cedo tem o contato com o dentista vai se ambientando ao consultório e ao profissional, diminuindo a chance de desenvolver medo do dentista. Ao contrário de ir em casos de urgência, ou seja, com dor e, já na primeira consulta, ter que realizar um procedimento.

Não é incomum que alguns bebês nasçam com dentes, são chamados os dentes neo- natais e os natais que nascem no primeiro mês  de nascimento, estes não devem ser removidos, pois farão parte da dentição decídua ou de leite. Existe um mito que dente de leite não deve ser tratado porque vai cair e ser substituído, porém, este dente pode cariar, ou seja, estragar e causar dor como acontece nos dentes permanentes. O dente decíduo (de leite) vai servir de mantenedor de espaço para o futuro permanente que irá substituí-lo.

É importantíssimo que o odontopediatra explique à mãe sobre a importância da amamentação para a formação dos ossos da face, posicionamento correto da língua, forma correta de sucção e deglutição. Outro benefício da amamentação é a mãe poder passar para o seu bebê carinho, segurança, além de ser barato e acessível, por estar disponível a qualquer momento.

Entre os dois e três de anos de idade a criança já poderá apresentar toda a dentição decídua completa (20 dentes), assim, é importante que se crie o hábito da visita regular ao dentista de 6 em 6 meses para evitar lesões de cárie, acompanhar o desenvolvimento da dentição e identificar alguma possível desordem na formação dos dentes ou maloclusões.

No momento da visita para prevenção, o dentista também irá orientar sobre uma dieta não cariogênica, ou seja, pobre em sacarose que é o açúcar causador das cáries e rica em frutose, presente nas frutas e estimular o consumo de uma dieta saudável rica em proteínas. Caso aconteça de comer alguma bala, o que é comum em festas de aniversário, que seja consumido após o almoço como uma sobremesa, de forma controlada e, logo após, escove os dentes.

Alguns bebês tomam mamadeiras noturnas quando estão dormindo, açucaradas e não higienizam os dentes, acontecendo o que chamamos de ‘cárie de mamadeira’ ou de aparecimento precoce. Nesses casos, há a necessidade de realizar tratamento restaurador e visitas ao dentista em intervalos menores, por exemplo, de três em três meses.

Nos casos de crianças com câncer a visita ao dentista é de suma importância, visto que a quimioterapia causa vários efeitos colaterais como a queda da imunidade, sendo importante que a boca esteja saudável sem nenhum foco de infecção, como a cárie.

Na Casa Durval Paiva, onde o câncer infantil mais comum é a leucemia em crianças, a maioria na faixa etária de 0 a 4 anos, é realizado o atendimento odontológico sendo, muitas vezes, esta a primeira visita ao dentista, por não terem acesso ao serviço devido a carência social e intelectual.

É realizado o atendimento educativo, preventivo e curativo com visitas regulares de três em três meses. Em torno dos seis anos de idade inicia a erupção (nascimento) dos primeiros dentes permanentes, a troca dos de leite e o nascimento do primeiro molar permanente que nasce na parte posterior da boca, sem que nenhum dente de leite tenha caído para lhe dar lugar. Aos 13 anos se completa a dentição permanente.

Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template