acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Artigo Casa Durval Paiva: A importância de condição de saúde bucal em pacientes hemofílicos

Eloisa Alexsandra Lopes
Dentista - Casa Durval Paiva
CRO/RN 3663

A hemofilia é uma das condições médicas mais desafiadoras para os profissionais de saúde, incluindo a odontologia. Sangramento espontâneo das mucosas, ou de regiões do corpo sujeitas a traumatismos, sangramento excessivo de feridas e sangramento das articulações, são sem dúvida, termos muito ligados a tudo que se refere aos pacientes portadores de hemofilia.

A hemofilia é uma das mais comuns coagulopatias (distúrbio da coagulação sanguínea) hereditárias e deve ser detectada antes que qualquer tratamento odontológico seja realizado porque portadores dessa patologia apresentam alto risco de sangramento na cavidade bucal, principalmente, após procedimentos cirúrgicos. A cavidade oral é ricamente vascularizada e, por isso, há um grande risco de sangramento. Quanto mais cedo ocorrer a educação para cuidados com a cavidade bucal evita-se a necessidade de procedimentos invasivos no futuro.

A abordagem odontológica das crianças deve começar com a prevenção da doença dental para promover uma dentição livre de cárie e com boa saúde periodontal. Pessoas com hemofilia e com problemas na cavidade oral tendem a sangrar mais. O que pode auxiliar na reversão deste quadro é a prevenção.

O tratamento odontológico deve ser considerado um tratamento eletivo e ocorrer em sincronismo com o tratamento médico, devendo haver sempre comunicação constante entre os dois ou mais profissionais envolvidos. No entanto, alguns pacientes negligenciam sua saúde bucal devido ao medo de sangrar durante a escovação dental e uso do fio dental. Tal negligencia pode aumentar o risco de inflamação na gengiva e causar a doença cárie. Se forem observados aspectos preventivos e o paciente for bem controlado dificilmente ocorrerão hemorragias gengivais.

Os pacientes hemofílicos podem ser submetidos a qualquer procedimento odontológico, desde que sejam tomados os cuidados necessários. O tratamento deve ser bem planejado pelo cirurgião dentista em conjunto com o médico hematologista, visando conforto e segurança para os pacientes.

Constatamos no atendimento aos pacientes hemofílicos ser imprescindível o aconselhamento aos pais sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal para prevenir as doenças dentais, de forma que a necessidade de tratamento mais invasivo seja mínimo, proporcionando menos riscos e melhor qualidade de vida a esses pacientes.
Casa de Apoio à Criança com câncer Durval Paiva
Assessoria de Comunicação
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template