acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 16 de março de 2017

Notas e artigos da Casa Durval Paiva

O FUTURO É AGORA
Os adolescentes da Casa Durval Paiva recebem estímulo e novas perspectivas de vida, mesmo durante o tratamento do câncer ou doenças hematológicas crônicas. Através de parceria firmada entre a Casa e o CDF Colégio e Curso, pacientes estão recebendo bolsas integrais para se preparem para o Enem 2017.

CLASSE HOSPITALAR
A classe hospitalar, localizada na Policlínica da LIGA, passa por reestruturação visando ampliar o desenvolvimento da aprendizagem dos pacientes hospitalizados, minimizando as perdas educacionais. A iniciativa da Casa Durval Paiva conta com aporte do Banco do Nordeste, através de recursos do CONSEC/FIA.

GAMETERAPIA
O game antes utilizado apenas como um brinquedo hoje já serve como instrumento terapêutico. O recurso é utilizado na Casa Durval Paiva visando amenizar os efeitos do tratamento contra o câncer em crianças e adolescentes.

PARCEIRO DA CASA
“Há 22 anos, a Casa Durval Paiva está de portas abertas para acolher e apoiar crianças, adolescentes e seus familiares no tratamento contra o câncer. Nós, que fazemos os Correios, umas das instituições públicas mais antigas do país, temos a honra em contribuir com as ações e projetos sociais desenvolvidos pela Instituição”. Francisco Canindé dos Santos - diretor regional dos Correios.

ARTIGO 1

Cronofarmacologia na Oncologia Pediátrica

Por Isabelle Medeiros Resende
Farmacêutica da Casa Durval Paiva
CRF-RN 2541

A cronofarmacologia é a ciência que estuda a hora mais adequada de tomar os medicamentos, baseando-se no que se sabe do funcionamento do nosso organismo. O horário de ingestão do remédio faz toda a diferença no tratamento, pois pode tanto aumentar a eficácia dele, como minimizar os seus efeitos colaterais. E na área de oncologia pediátrica não é diferente. Há uma grande importância do uso dos quimioterápicos nos horários corretos para o processo de cura.

Segundo estudos científicos, a cronofarmacologia tem mudado a prescrição de alguns remédios. Nosso organismo não é uma constante o dia inteiro: ele sofre inúmeras variações hormonais e seu ritmo biológico é resultado direto dos fenômenos ambientais periódicos e recorrentes, como as estações do ano, as fases da lua, as oscilações das marés e, principalmente, o ciclo dia/noite. A cronofarmacologia ajusta a concentração dos medicamentos durante as 24 horas do dia, em sincronia com os ritmos biológicos dos seres vivos.

O relógio biológico humano é dividido em três fases: Circadiano, que corresponde a um dia de 24 horas e possui processos que ocorrem nestes mesmos horários, como por exemplo, a digestão. Ultradiano - corresponde a processos que ocorrem em menos de 20 horas e, por último, o Infradiano, que diz respeito a períodos maiores que 28 horas. A avaliação dessas fases junto com o estilo de vida do paciente determina a melhor hora para ingestão dos medicamentos.

A cronofarmacologia busca descobrir em que horários há liberação de neurotransmissores (substâncias químicas produzidas pelos neurônios capazes de enviar informações para outras células) e hormônios, além de outras alterações no organismo, para usar os medicamentos com maior eficiência.
Pelo fato dos medicamentos oncológicos apresentarem a dose terapêutica muito próxima das doses tóxicas é primordial que sejam tomados com acerto do horário. No contexto do atendimento da Casa Durval Paiva são dadas as orientações necessárias aos pacientes e acompanhantes, através da assistência farmacêutica, quanto a importância de se tomar os medicamentos na hora correta, visando assim, alcançar uma melhor resposta ao tratamento oncológico.

Concluímos que os resultados obtidos com a Cronofarmacologia indicam a sua importância no processo de cura dos pacientes em tratamento contra o câncer infantil, uma vez que os efeitos colaterais são minimizados e a eficácia terapêutica aumentada. 

ARTIGO 2

Diagnóstico Precoce e Fisioterapia: mais chances de cura, menos sequelas

Por Cinthia Moreno
Fisioterapeuta - Casa Durval Paiva
Crefito 83476-F

O câncer em crianças e adolescentes é considerado raro, quando comparado com os tumores que afetam os adultos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 3% dos casos acometem esse público, mas o diagnóstico causa um grande impacto alterando a rotina da família - vários exames são realizados, há submissão a um tratamento agressivo, longos períodos de internação, sofrimento e o medo da morte.

O diagnóstico precoce é fundamental para permitir um tratamento menos agressivo, com maiores possibilidades de cura e menos sequelas da doença ou do tratamento, seja ele clínico ou cirúrgico.

Os sintomas iniciais e os efeitos do tratamento podem causar desconforto, dor e algumas complicações que afetam o movimento corporal. O paciente pode apresentar, em alguma fase da evolução da doença ou do tratamento diminuição da força muscular, limitação da amplitude de movimento, alterações posturais e também no equilíbrio, na coordenação motora e na sensibilidade. Os longos períodos de internação e repouso no leito podem ainda promover o descondicionamento físico.

Quando realizamos uma avaliação logo após o diagnóstico, é possível ter uma noção de prováveis complicações ou sequelas. Então, podemos atuar de forma preventiva para minimizá-las. Nesse primeiro contato com o paciente e a família, é fundamental orientar sobre os objetivos da Fisioterapia e os cuidados que devem ter. Dependendo do diagnóstico, localização e tipo de tratamento (quimioterapia, radioterapia ou cirurgia), mesmo que não tenha limitações o paciente deve ser acompanhado regularmente.

Observamos na prática, como as crianças e adolescentes atendidos no Setor de Fisioterapia da Casa Durval Paiva se beneficiam da reabilitação precoce. Eles sãos mais ativos, participativos e retornam às atividades de rotina de forma mais rápida e natural.

Exercícios específicos e o estímulo para independência funcional são muito importantes para manutenção da integridade física do paciente. Em alguns casos é necessário ter uma conduta específica para minimizar a dor. Brincadeiras e jogos também não podem faltar. Além de ser um divertimento, o brincar é um fator motivador para as crianças. E uma criança motivada é mais participativa e colaborativa.

É muito gratificante contribuir com a adaptação de um paciente. Vê-lo alcançar os objetivos da reabilitação e chegar ao momento da alta. O paciente é totalmente reinserido no seu contexto e realidade, seja com ou sem limitações e sequelas.

Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva
Assessoria de Comunicação
Na luta contra o câncer, quanto mais cedo, melhor!
Assessoria de Imprensa
Casa Durval Paiva –
(84) 4006.1600/ 9981-3474/ 9622-4544
Fotos relacionadas à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template