acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Pequenos cuidados garantem o melhor do carnaval

Atenção à alimentação, preparo físico, consumo de álcool e segurança são fatores importantes para aproveitar bem a folia

Curtir o carnaval não é desculpa para descuidar da saúde. Mesmo em período de festa, é possível tomar alguns cuidados para que o organismo extravase somente alegria. No que se refere à alimentação, a orientação de Ana Elizabeth Alves, professora de Nutrição da Estácio Ponta Negra, é que o folião faça refeições completas, ricas em vegetais e cereais integrais, além de boas fontes de gordura e carnes magras, optando por combinações leves, sem frituras.

É importante lembrar também que durante o Carnaval nosso corpo se desidrata facilmente, perdendo água por meio do suor. A nutricionista lembra que o ideal é ingerir o líquido durante o dia todo, se possível sempre intercalar com água de coco, que auxilia na reposição dos sais minerais perdidos com a desidratação, além de repor as energias. Vale ressaltar que os sucos de frutas e chás são opções para manter-se hidratado, mas nesse caso, o recomendado é diminuir o açúcar e, se possível, não acrescentar, já que o excesso de açúcar não é saudável.

Além da alimentação balanceada, é preciso cuidado também com o preparo físico.  Fadigas (cansaço físico), torções no tornozelo e joelho, estiramentos musculares e escoriações, decorrentes de possíveis quedas, são frequentes durante o período carnavalesco. Mas, é possível evitar. “É indicado que haja períodos de pausas durante o dia para evitar a fadiga e, dessa forma, procurar manter os reflexos corporais, o que diminui o risco de lesões”, orienta Anderson Rodrigues, professor da Estácio Ponta Negra, também especializado em Fisioterapia Esportiva.

Segundo o professor, uma preparação prévia é fundamental para evitar problemas desse tipo. Na lista de atividades que podem ser realizadas no condicionamento físico para os dias de festa estão a prática de corrida, Pilates e musculação.

A atenção, principalmente do público feminino, também deve estar voltada ao uso dos calçados adequados. Esta é a hora de deixar de lado o salto alto e usufruir as vantagens de um bom tênis. ”Esse calçado promove uma melhor estabilidade corporal e protege os pés”, explica. Para o especialista, calçados com saltos, sem amortecimento e que não cubram totalmente os pés, definitivamente não são indicados para as festas de Carnaval.

SEGURANÇA NUNCA É DEMAIS

Para aproveitar bem a festa, também é importante o cuidado com o consumo excessivo de álcool. Segundo o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada da Estácio Zona Norte, Vantuil Oliveira, as principais ocorrências que colocam em risco a segurança de quem vai brincar o carnaval estão relacionadas à ingestão de álcool em excesso.

Entre elas estão: “acidentes automobilísticos, causados muitas vezes, pela ingestão de álcool e outras drogas; lesões corporais, considerando-se as brigas e a exaltação de ânimo também pela ingestão dessas mesmas substâncias, e afogamentos decorrentes do elevado consumo de álcool somado ao banho de mar ou piscina”, destaca. 

As aglomerações, comuns nas festividades relacionadas à data, também podem trazer prejuízos à integridade física do folião. Para o professor da Estácio, pós-graduado em Política e Gestão de Segurança Pública e em Polícia Comunitária, esse também é um ambiente propício para a ocorrência de furtos. Como medidas preventivas, ele destaca o cumprimento de três regras básicas a seguir:

- Porte de objetos: “não ostentar objetos que possam representar atratividade ao criminoso, tendo em vista seu valor ou aparência”;

- Documentos: “é recomendável conduzir fotocópias de documentos pessoais e anotar, em papel à parte, telefones e endereços de parentes ou amigos, posto que, muitas vezes essas informações estão contidas no celular, sendo este um objeto comumente perdido ou roubado neste tipo de evento”, orienta.

- Multidões: “Sempre que possível, permaneça próximo a policiais ostensivos ou seguranças privados, tendo em vista o fator dissuasivo com a presença destes profissionais”, completa o professor. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template