acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 28 de agosto de 2016

Memória: A história da destemida índia Clara Camarão

CLARA CAMARÃO

Por Jurandyr Navarro

Pintura reproduzida de acervo 
na internet

Mulher do índio Poty, este conhecido, depois, por Dom Antônio Felipe Camarão. Receberam, ambos ensinamentos e a catequese de padres da Igreja Católica, que evangelizaram o Brasil, nos primórdios da sua formação histórica.

Clara Camarão combateu bravamente os invasores batavos no vizinho Estado de Pernambuco à frente de um grupo de guerrilheiras.

Assinala Domingos de Loretto, citado no excelente livro "Personalidades Históricas do Rio Grande do Norte", editado pela "Fundação José Augusto", que Clara Camarão, "armada de espada e broquel e montada a cavalo, foi vista nos conflitos mais arriscados... com admiração dos holandeses e o aplauso dos nossos". Parecia ouvir, na arrojada cavalgada, os cantos de guerra de uma nova Débora bíblica, incitando todos à vitória.

Clara foi destemida no combate armado, lembrando Artemira, capitã do formidá­vel exército de Xerxes - soberana de Halicarnasso, que tomou a chefia de cinco galeras, contra Atenas.
Verbete sobre Clara Camarão do livro "Dicionário Mulheres do Brasil" (de 1.500 até a atualidade), (Scumaher e Brazil, 2000, pág. 160), registra: [Leia mais na página do Jornal Zona Sul] 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template