acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Artigo e notas da Casa Durval Paiva

Artigo

O papel da Universidade e a oncologia pediátrica

Por Annick Beaugrand*

A universidade, na sua essência, existe para que os alunos aprendam conceitos, teorias; desenvolvam capacidade e habilidades; para que formem valores e tomem atitudes, se realizando como profissionais cidadãos. É nesse momento que a capacitação do futuro profissional é mediada e conduzida, onde o aluno tem contato com experiências clínicas e elabora seu leque de diagnósticos diferenciais.

No cenário das prioridades, depara-se com a oncologia pediátrica, cujo impacto na saúde pública do país é responsável pelos maiores índices de mortalidade por doença nessa faixa etária. Agir na prevenção, mas também no diagnóstico é de fundamental importância para a formação do médico. 

Quando se trata de salvar vidas, o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil é determinante no prognóstico desse paciente. Com esse intuito formativo, os alunos da UFRN têm entre seus cenários de práticas a Casa Durval Paiva como parceira. Discutir o percurso do paciente, seus primeiros sintomas e primeiras hipóteses diagnósticas até a determinação da patologia de base, exames solicitados, eventuais dificuldades de acesso aos serviços. 

Nesse contexto, o aluno da graduação inclui precocemente no currículo a oncologia pediátrica e tem a possibilidade de conhecer uma estrutura do 3o setor. Abrindo caminhos para um diagnóstico precoce e a possibilidade de êxito no futuro de uma nova geração.

*Oncologista pediátrica da Casa Durval Paiva e professora do departamento de Pediatria UFRN

NOTAS

Fotos acervo assessoria imprensa/divulgação

Campo de estudo acadêmico

Semanalmente, alunos da graduação de Medicina da UFRN participam de aulas práticas na Casa Durval Paiva, onde tem a possibilidade de conhecer o percurso do paciente, primeiros sintomas, hipóteses diagnósticas, determinação da patologia, exames solicitados, eventuais dificuldades de acesso, além dos serviços e estrutura da Casa.


Curta e compartilhe esta causa

Graças à solidariedade de milhares de internautas, a Casa Durval Paiva chega à marca de treze mil curtidas em sua fanpage do facebook e cinco mil seguidores no instagram. Para se tornar um cybervoluntário basta curtir e compartilhar a causa.

Rota do bem

Dezenas de famílias assistidas pela Casa Durval Paiva recebem neste mês a visita social e doações do Projeto Vida, com patrocínio do Instituto Ronald McDonald. A equipe já percorre: Touros, Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Baía Formosa, Arês, Goianinha, Canguaretama, Tibau do Sul, Lagoa Salgada, Monte Alegre, Boa Saúde, Jundiá de Cima, São José de Campestre, Nísia Floresta, Sen. Georgino Avelino e São José do Mipibu.

Sandra Cerqueira - Assessora de Imprensa
Casa Durval Paiva - (84) 4006.1600/ 9981-3474/ 9622-4544

Na luta contra o câncer, quanto mais cedo, melhor!
Sandra Cerqueira
sandracerqueira@hotmail.com
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template