acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Parlamentar do RN preside parte final da sessão do Congresso em homenagem aos 85 anos da OAB

Os 85 anos da Ordem dos Advogados do Brasil – que transcorrerão no próximo dia 18 de novembro – foram comemorados em sessão especial do Congresso Nacional realizada nesta terça-feira (10). Vários deputados e senadores ocuparam a tribuna do Plenário do Senado para lembrar momentos marcantes da história do Brasil nos quais a OAB atuou de forma decisiva na luta pela democracia e na garantia dos direitos individuais.

A parte final da sessão foi presidida pelo senador Garibaldi Filho (PMDB-RN). Mesmo sem atualmente ocupar cargo na Mesa Diretora do Congresso, ele foi convidado a comandar os trabalhos em reconhecimento à sua atuação como ex-presidente do Senado e também por também ser advogado. “Sou apenas um bacharel em Direito porque a política não me deu a oportunidade de advogar”, comentou.


No início da reunião, o presidente Renan Calheiros destacou o papel da Ordem “na defesa da Constituição, do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos, da justiça social, da boa aplicação das leis e da rápida administração da Justiça”. A senadora Simone Tebet (PMDB-MS), que é advogada, destacou que a OAB é uma instituição que não apenas defende seus pares, mas, sobretudo, o cidadão.

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) reforçou que a sessão solene desta terça-feira não foi apenas uma celebração, mas uma chance de diálogo entre o Congresso Nacional e a OAB na defesa do Estado Democrático de Direito. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu que nos próximos 15 anos a entidade abrace a bandeira de uma educação igual para todos os brasileiros.


O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) realçou o papel do advogado na defesa do cidadão. Relembrou que todos têm o direito a defesa. Por sua vez, o senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que em momentos de crise política, como o atual, a OAB precisa ter voz altiva e vigilante. [Com informações da Agência Senado]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template