acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 1 de fevereiro de 2014

O circo chegou e foi logo embora. Faltou público

Por Albimar Furtado*
Jornalista albimar@superig.com.br
 
Ainda adolescente, metido a rapaz, morei no Baldo, ali perto de onde se armavam os circos que chegavam a Natal. Acompanhava tudo, desde a armação de suas enormes estruturas (cheguei e ajudar em alguns desses trabalhos junto com amigos da rua Ceará Mirim em troca de ingressos), até os ensaios e espetáculos. Tempos em que as dançarinas já entravam em cena vestindo biquines, quando nas praias natalenses as duas peças inexistiam como moda. Sequer povoavam a imaginação das nossas mais ousadas senhorinhas. Malabaristas, palhaços, o globo da morte, a dança das águas, trapezistas, tudo enfeitiçava. Ficou em mim a paixão pela vida circense.
 
Há tempos, muitos, não chego a uma arquibancada de circo. Ou o poleiro, como era chamado no meu tempo. Pensei ter surgido a vez de voltar e de forma diferente. Não era um circo do tamanho dos que se instalavam, por dias, no Baldo. Era bem menor, todo coberto sim e não chegava a ser um “tomara que não chova”. Mas um circo bem pequeno, daqueles à moda antiga. Começo das semana passada, início de noite já de volta pra casa, vi à minha frente o carro velho, já surrado, anunciando, pelo sistema de som cheio de ruídos, que estava chegando a hora do início de mais uma apresentação do velho circo. Segui o carro e descobri que o pequeno mundo coberto de lona estava armado ao lado do campo de futebol de Dix Sept Rosado, entre as ruas Antônio Basílio e Nascimento de Castro.

Decidi assisti-lo no dia seguinte. Não deu. Mais um dia e, de novo, impossível. A falta de tempo repetiu-se em outras noites e, finalmente, chegou a hora. Entrei na ruela que dava acesso. Fui castigado. O circo e seus artistas tinham partido. Não atraíra público, o que motivou uma temporada menor que a planejada. Desejo frustrado, sonho adiado. Trapezistas, palhaços, malabaristas e dançarinas continuam sendo um conjunto guardado em algum arquivo da memória à espera de uma próxima chance.
 
*Texto publicado na coluna do jornalista no Novo Jornal [Leia mais: Anunciaram e garantiram o Atheneu e o Mercado. e nada]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template