acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

RN articula medidas para melhorar a gestão da saúde indígena no estado

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (SIEC), tem buscado junto às Unidades Regionais de Saúde e aos gestores municipais, articular ações que vão impactar na melhoria da saúde dos povos indígenas presentes no Rio Grande do Norte.
 
Nesta quinta-feira (31/10), técnicos da SIEC se reúnem na 3ª Ursap, com representantes da gestão municipal de João Câmara, onde discutirão melhorias assistenciais e de saúde para os moradores da comunidade do Mendonça do Amarelão, localizada na zona rural do município. Segundo dados da Funai, a comunidade conta hoje com 240 famílias num total de 2 mil habitantes que vivem, sobretudo, da cultura da castanha. Cerca de 90% da população local trabalha direta ou indiretamente com esta atividade.

“Essa produção traz alguns problemas de saúde para esta população, na grande maioria os respiratórios, devido à fumaça na queima da castanha. Por isso, vamos nos reunir com gestores locais e representantes da comunidade para discutir os serviços necessários à infraestrutura local, que vão impactar na melhoria dos indicadores de saúde”, explica Verônica Burgos, técnica da SIEC.
 
De acordo com Aparecida Cunha, responsável técnica pela SIEC, o passo primordial da Sesap, na busca de melhorias na saúde aos povos indígenas do RN, foi à formação do Comitê Técnico de Promoção da Equidade em Saúde do Rio Grande do Norte, em agosto deste ano. “Esse espaço que reúne representantes da população negra, campo e floresta, LGBT, população de rua e cigana, técnicos da Sesap, Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde, Coordenadoria de Direitos Humanos e Defesa das Minorias, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e Conselho Estadual de Saúde, tem sido muito positivo, pois possibilita soluções integradas e viáveis para os problemas na área de saúde, dentro das especificidades de cada grupo. Além disso, serve para aproximar mais os serviços e os sujeitos”, destaca.
 
Desde então, a Sesap tem buscado promover essa articulação junto a Funai, aos gestores dos municípios e Ursaps com as comunidades indígenas oriundas de Assú, João Câmara, Macaíba, Canguaretama, Goianinha e Baía Formosa. No dia 31 de agosto deste ano, a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com gestores municipais, realizou diversas ações educativas de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis na comunidade indígena Mendonça do Amarelão, no município de João Câmara, durante 1ª Festa da Castanha.
 
Segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), em 2012, 3.176 mil pessoas se declararam indígenas no RN. [Fonte: ComunicaSUS/Ascom-Sesap]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template