acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 2 de novembro de 2013

Memorial à Djalma para atenuar nossas dívidas

Por Albimar Furtado*
Jornalista albimar@superig.com.br
 
Hoje estou para defender homenagens. Esta outra também parte da preocupação de Jamilson Martins em reconhecer o trabalho de quem realizou, particularmente na área esportiva, ações que fizeram bem, e muito bem, à cidade. Faz tempo que ele levanta dados, fotografias, informações e procura uns e outros para que se tenha um memorial que apresente às novas gerações e mantenha viva na memória dos que lhe foram contemporâneos, o trabalho de Djalma Maranhão. Tem, agora, uma boa oportunidade e está feliz pela receptividade que a ideia teve junto à administração municipal. É que o Palácio dos Esportes da Praça Pedro Velho (sou das antigas, prefiro este nome à Praça Cívica) passa por reformas e é ali que o memorial poderá ser localizado. Engenheiros e arquitetos, ainda hoje poderão definir a localização dentro do velho ginásio.
 
A homenagem, se acontecer, chegará em boa hora por todos os motivos: pelo merecimento, pelo que a cidade recebeu de Djalma, pela história do homem e pelo que a sociedade é devedora àquele que foi um de seus maiores realizadores. E mais, para que, conhecendo a sua história, predadores analfabetos do patrimônio público não repitam o que fizeram com o busto de Djalma Maranhão nos jardins da Câmara Municipal, agora e em oportunidades anteriores, com pichações. Desrespeito ao homem, desrespeito à história, à cidade.
 
Não sabem que Djalma Maranhão construiu quadras de esportes pelos bairros de Natal, principalmente os de periferia, possibilitando áreas de lazer onde antes nada existia; não sabem que foi na sua administração que se construiu o Palácio dos Esportes; desconhecem a ousada da política cultural que imprimiu em sua gestão; ignoram a contribuição dada à educação, com repercussão que transbordou nossos limites. Com um memorial acabará a desculpa de desconhecimento para justificar desrespeitos e violações descabidas.
 
*Texto publicado na coluna do jornalista no Novo Jornal
 
- Leia também: E por quê não uma praça João Machado?
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template