acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Dia Nacional de Combate ao Colesterol; Aprenda como manter níveis saudáveis

Nesta quinta-feira (8), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Gordura produzida pelo fígado e presente em alimentos de origem animal, o colesterol participa dos processos de absorção das gorduras e da síntese de vitaminas D, além de ser necessário para a função correta dos receptores de serotonina no cérebro e desempenhar um papel importante na manutenção da saúde do intestino.
 
O Guia Alimentar para População Brasileira do Ministério da Saúde (acesse aqui) recomenda a moderação no consumo de alimentos de origem animal, dando preferência aos que possuem menores teores de gordura. Com a elevada ingestão de carnes, vísceras, ovos e laticínios, há aumento do LDL, conhecido popularmente como “colesterol ruim”. Quando o colesterol LDL está em excesso, pode haver um bloqueio das artérias, que ao longo do tempo aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
 
 
De acordo com a equipe técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS), como o próprio organismo é capaz de sintetizar o suficiente para cobrir as necessidades metabólicas diárias, não há necessidade de consumo externo desse composto, por meio da alimentação.
 
“Na idade adulta é importante fazer o monitoramento regular dos níveis de colesterol no sangue. O excesso de peso é um dos fatores de risco para o excesso de colesterol sanguíneo, mas pessoas magras também podem ter o colesterol alto. Entretanto, esse é um fator passível de mudança. Uma alimentação equilibrada e saudável, junto à prática da atividade física pode, além de ajudar a controlar o peso, mantém o colesterol dentro do esperado”, explica a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime.
 
Intervenção para o controle do peso e prevenção da obesidade entre os trabalhadores do Ministério da Saúde, o programa Peso Saudável completou 3 meses com 435 cadastros.  Desse total, 339 são mulheres e 96, homens. De acordo com o registro, 36% das mulheres estão em sobrepeso e 20% estão em obesidade; 51% dos homens estão em sobrepeso e 26% estão em obesidade.
 
Para participar do programa, o interessado deve se pesar antes do cadastro. O participante recebe orientações referentes ao estado nutricional e orientações de alimentação saudável e atividade física. Um mês após o cadastro o participante deve se pesar e fazer o registro do peso no sistema, dessa forma, receberá novas mensagens de alimentação saudável e atividade física. A intervenção tem duração de um ano. [Ana Paula Ferraz/Ascom/MS]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template