acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 17 de agosto de 2013

Derrotas calam os gritos anunciadores de vitórias

Por Albimar Furtado*
Jornalista albimar@superig.com.br
 
Houve um tempo, e não faz tanto tempo assim, que um despertador, que não era programado por mim, acabava meu sono naquela hora limite entre a madrugada e a manhã. Coisa das 5 horas. Era um som que vinha da rua, carregado de paixão e por isso mesmo, alegre. Era mais frequente nos finais de semana. O som era invariável. Voz de menino, gritava: A-B-C-Ê. O grito se repetia e seguia menos forte, se distanciando. O despertar assim, de forma inesperada, não me aborrecia. Era um grito alegre e anunciava vitórias de minha paixão alvi-negra.
 
Um determinado dia ouvi o grito de A-B-C-Ê, sem muito entusiasmo, foi perdendo intensidade, afastou-se, foi. Esperei na semana seguinte, nada. Semanas outras, silêncio. Acabou. Senti falta, mas não busquei explicação, não tive tal preocupação. Terça-feira, esta última, acompanhava pelos comentários no twitter e pelo aplicativo que nos atualizam sobre os resultados dos jogos, a partida entre ABC e Icasa. O ABC perde. Mais uma. Os jogadores brigam no intervalo da partida. Segundo tempo morto. Final de 2x1 para o Icasa.
 
Lembrei do grito matinal do menino e não tive mais duvida: quem vai ter motivação, entusiasmo, vibração para gritar o nome de um time que teima em não vencer, de não sair da lanterna? Não há medida para frustração, mas a partir da minha, tomada como referência, imaginei a do dono do grito que então era iluminado pelas vitórias. Imaginei-o andando ao longo da rua, sofrendo a derrota da noite anterior, somadas às das semanas passadas, sem conseguir gritar o nome de seu time. Vou esperar o dia da volta, o dia do novo ABC, e de novo o grito anunciador da alegria.
 
*Texto publicado na coluna do jornalista no Novo Jornal [Leia mais]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template