acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 25 de agosto de 2013

Cuidado com a saúde: evitem produtos alimentícios artesanais não confiáveis

Por Luiz Gonzaga Cortez*
 
Farinha, pão e canjica, além de uma gama de produtos vendidos nas  padarias, restaurantes e lojas de conveniências, que estão "batizados" com produtos químicos prejudiciais à saúde. Isso é antigo em Natal, no Brasil e no mundo inteiro. Mas é bom prevenirmos contra as doenças oportunistas que nos atacam quando estamos com as defesas baixas.
 
Então, é bom saber que a farinha amarela (farinha sempre foi branca) que está sendo vendida nos supermercados e padarias e largamente usadas nos churrasquinhos "morre em pé" ou sentado, tem essa coloração devido a mistura de tartrazina, um produto que pode causar problemas na visão e/ou cegueira. Você já viu uma casa de farinha? Se não viu, procure uma casa de farinha e verá que ela é branquinha, pura. A solução para não se contaminar e adoecer é evitar a farinha amarela. Está no rótulo da embalagem plástica: este produto pode causar danos à saúde. Motivo: a danada da Tartrazina.
 
O pão é contaminado há muitas décadas pelo bromato de potássio, importado do Paraguai e que chega aqui com o nome de "óleo emulsificante", isto é, com o produto que faz inchar o pão e aparentar densidade, mas se quebra horas depois que você compra nas padarias. Bromato é canceroso, dizem os médicos, mas....mas....
 
E a canjica "sabor do sertão"? Não tem nada de sertão. Você já provou as canjicas que são vendidas em Candelária? São de péssima qualidade. A canjica é para ter coloração amarela, cor aproximada da cor da canela. Se estiver quase branca, encorpada, é sinal de que tem maizena, um fermento muito usado em papas para crianças: não tem proteína, mas engorda. Então, esses "produtores artesanais" empurram "maizena" no tacho ou na panela para ganhar tempo na elaboração da canjica de milho. Para eles, é melhor jogar o fermento do que engrossar a canjica com a colher de pau, mexendo, mexendo até engrossar a calda de milho, açúcar, sal e leite.
 
Onde já se viu colocar manteiga em canjica? Só quem não sabe fazer canjica pura e natural. Aliás, colocando açúcar na canjica, ela deixa de ser natural porque o açúcar branco é resultado da mistura da calda de cana, cal virgem e soda cáustica. Leite de côco pode causar azia. Duvida? Então, faça um teste. Coma peixe cozido, tapioca e canjica, diariamente, com leite de côco. Depois, vá ao médico e peça a sua opinião.
 
Em Candelária, há duas padarias que revendem canjicas artesanais: a Bomfim, na av. Prudente de Morais, e a São Miguel, na av. da Integração. Leia os rótulos dos produtos artesanais que elas vendem. "Não contém glúten", está impresso. Ora, se tem maizena (denominação popular do fermento) tem farinha de trigo. E o glúten é proveniente de produtos originados do trigo (pães, bolachas, bolos, etc).
 
*Com post na página do jornalista - Candelária e a Sua Realidade  
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template