acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 24 de agosto de 2013

Algum dia as calçadas serão uma coisa séria

Por Albimar Furtado*
Jornalista albimar@superig.com.br
 
Vi e gostei da matéria editada no Bom Dia Brasil,mostrando a situação das calçadas do Rio de Janeiro, esburacadas, maltratadas, ponto de estacionamento de automóveis. Resumindo: obstáculo cruel para os pedestres que seguem em zigue-zague, tropeçam aqui, pulam ali, descem o meio-fio acolá, levados a disputar pedaços de rua com os carros. E porque me atraiu a matéria sobre um problema numa cidade a cerca de 3 mil quilômetros daqui? Porque aqui ele também existe e já perdi a conta de quantas linhas, das muitas linhas que escrevi, outras tantas que li de companheiros de jornal, indignados, sobre o assunto.
 
Um assunto antigo que permanece sem solução. No Rio de Janeiro, em São Paulo, na Ribeira, no Tirol, em Petrópolis, no Carrasco, na Zona Norte, na Roberto Freire. E de tanto e a tanto tempo existir hoje parece uma coisa normal. Sequer entra na lista das promessas de candidatos em tempos de campanha. Nunca vi ou ouvi algum deles anunciar: na minha administração as calçadas serão dos pedestres. Não vi também, nos protestos recentes, um cartaz sequer, em qualquer cidade pedindo “a calçada para o povo”. De tão comum e de tanto serem fechados os olhos para a irregularidade, chegou-se ao extremo de alguns donos de calçada anunciar em placas bem visíveis: estacionamento exclusivo para clientes.
 
Não lembro de um vereador que tenha ido à tribuna pedir pelos sem-carro, bradar contra o descumprimento do que está estabelecido. E olhe que o Novo Jornal, durante semanas e todos os dias, denunciou com textos e fotos os abusos. Que outras matérias cheguem. Um dia, quem sabe, alguém de sensibilidade e com poder de decisão desperte para o problema e as calçadas passem a ser, como em países civilizados, uma coisa séria.
 
*Texto publicado na coluna do jornalista no Novo Jornal [Leiamais]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template