acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 19 de maio de 2013

Repórter cruza por acaso com seu ídolo de infância do rádio potiguar

Um campeão de audiência
No final dos anos 50 para começo da década de 60, por aí, havia um locutor na rádio Nordeste AM em Natal - nessa época ainda não existia a febre das emissoras FMs - que se chamava José Antônio. Muito bom de audiência em seu programa naquele tempo lá no interior onde eu morava com meus pais.
Nunca esqueci desse programa no rádio, que eu o assistia como passatempo predileto para meu entretenimento de menino. Era o tempo de ouro do rádio - digamos assim. Ainda não existia a televisão.
Pois bem, foi esse campeão de audiência que eu passei  por ele, aqui no bairro, caminhando lentamente, apoiado numa bengala, a idade avançada. De repente o reconheci e indaguei?
- O senhor foi locutor de rádio?
- Prontamente, ele se voltou e respondeu: - Fui sim! A voz ainda bem firme e sonora confirmava o que eu acabava de indagar. Era sim, o José Antônio da antiga rádio Nordeste.
Lembrei até uma brincadeira que ele dizia no rádio, como um bordão: "José Antônio - o velhinho de 75 anos!". Ele   - novamente - confirmou-me sorrindo:
- E agora estou chegando lá! - disse.
José Antônio (ou "Zé Antônio") mora em Neópolis. Certamente, assim como eu, muita gente da minha geração e de outras mais antigas se lembra dele. [por jornalista joseaeciocosta.com] 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. No final dos anos 70 começo dos 80 ele saiu da Rádio Nordeste para a Rádio Poti (atual Clube), antiga Rádio Educadora de Natal (REN), fundada em 1941 e que antes de 45, ainda durante a II Guerra, passou ao controle dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. No programa, agora de final de tarde - 17 ás 18 - ele tinha um bordão: "...O tal do Josezinho..." Ele chegou a vereador em Natal. (José Vanilson Julião - jornalista)

    ResponderExcluir
  2. Tive o privilégio de ser contemporâneo do grande profissional que é José Antônio, de quem fui e sou admirador. Não me recordo se trabalhei com ele em outro prefixo, mas, com certeza, na Rádio Poti. Eu redigindo e ele e Ademir Ribeiro (saudoso amigo que muito me ajudou no início de minha atuação profissional) apresentando o "Grande Matutino Poti". Posso dizer, que José Antônio dignificou a nossa profissão, tendo sido, inclusive, vereador em Natal. A ele, o meu abraço.

    ResponderExcluir
  3. Não lembro de José Antonio, mas agradeço a oportunidade de conhecer mais um pouco sobre a história do rádio potiguar. Aliás, esse capítulo radiofônico do jornalismo potiguar merecia ser contado em profundidade. Obrigado, Bosco, pela reprodução do importante texto de José Aécio.

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template