acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Igreja celebra festa do Corpo e Sangue de Cristo nesta quinta

Foto: www.cancaonova.com
Na Catedral Metropolitana de Natal, haverá missas em dois horários, nesta quinta-feira, 30 de maio. A primeira será celebrada às 8 horas, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 16 horas, será celebrada a segunda missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, acontecerá procissão, com o Santíssimo Sacramento, saindo da Catedral, terminando na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral).
 
Tapetes
 
Algumas paróquias seguem a tradição de confeccionarem tapetes para a festa de Corpus Christi. Na Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro Candelária, Natal, os tapetes coloridos começarão a ser confeccionados pelos fiéis, às 19 horas, desta quarta-feira, 29, na Igreja Matriz. Amanhã, quinta, a missa será às 17h, seguida de procissão, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.
 
Já na Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol, Natal, um grupo de fiéis trabalha durante todo o dia desta quarta-feira na confecção dos tapetes, na Igreja Matriz. Lá, o Santíssimo Sacramento está exposto para adoração deste a última terça-feira e segue até 15 horas de amanhã. Às 17 horas, desta quinta, haverá missa na Igreja Matriz seguida de procissão pelas ruas do bairro.
 
Origem da Celebração de Corpus Cristi

 
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
 
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
 A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
 A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
 
Durante a Missa, o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja. [Fonte: site arquidiocese de Natal]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template