acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 19 de maio de 2013

Começa nesta terça (21) em Natal a VII Semana do Filme Cult

Evento deste ano traz exemplares normalmente prejudicados pela má qualidade das cópias baixadas via Internet
 

Banner/divulgação

Pelo sétimo ano consecutivo o Cineclube Natal – nas pessoas dos cineclubistas Nelson Marques e Gianfranco Marchi – além do crítico de Cinema Rodrigo Hammer, une forças para trazer ao público natalense um punhado de filmes que hoje ostentam o controverso rótulo de “Cult Movies”, ou seja, ganham valorização crescente por parte de cinéfilos e pesquisadores mundo afora. O evento também será ocasião de comemoração do oitavo aniversário do Cineclube Natal, que surgiu em 2005 na cidade de Natal com a proposta de formação de público cinematográfico.
 
Na abertura do dia 21, terça-feira, o cultuadíssimo O Homem do Planeta X (The Man From Planet X, 1951) traz uma amostra da paranoia norte-americana durante a Guerra Fria, quando os “invasores” da Cortina de Ferro poderiam se materializar – metaforicamente – como alienígenas em alguma região distante do globo. Produzido com orçamento baixo, ficou restrito às programações “double feature” dos drive-ins durante mais de cinco décadas, até ganhar edições modestas em VHS.
 
Ainda mais underground, o brasileiro Mangue Negro (2008) pertence à marginália do Trash de zumbis que floresce fora do eixão Rio-SP – precisamente no Espírito Santo – com produção caprichada e maquiagem primorosa. Para infelicidade dos produtores, a inteligência do roteiro e a ousadia da proposta seriam trituradas pelo império dos blockbusters, lançando a obra ao eterno esquecimento. Será exibido na quarta-feira, 22.
 
Mais perverso como expoente Sexploitation atacado pela ira moralista, O Incrível Show de Torturas (Bloodsucking Freaks, 1976) está programado para o dia 23. Trata-se de uma produção dos Anos 1970 com as tintas sadomasoquistas que celebrizaram o cinema tresloucado de Herschell-Gordon Lewis aqui emulado por um discípulo ainda mais oportunista. Para narrar a trajetória de um mágico mambembe, cujos truques são encenados com morte e tortura ao vivo, Joel M. Reed não poupa o espectador de sequências onde nudez farta e violência compõem um painel dantesco.
 
O gore de Reed dá lugar, na sexta-feira, 24, à sofisticação do cult nipônico A Mulher das Dunas (Suna No Onna, 1964), filme do genial Hiroshi Teshigahara que gira sobre o refém de uma viúva traumatizada pela perda do marido e do filho numa região desolada por vendavais e tempestades de areia. Nesse cenário apocalíptico, o homem se vê escravo do desejo mórbido da captora, até os acontecimentos mergulharem num vórtice de insanidade que envolve os habitantes da localidade.
 
No sábado 25, a Semana do Filme Cult dá lugar ao imaginário das histórias infantis naquela que é considerada a melhor adaptação do fabulista norte-americano Dr. Seuss (vide o fiasco natalino O Grinch, com Jim Carrey). Os 5.000 Dedos do Dr. T (The 5.000 Fingers of Dr. T) aborda o drama do pequeno Bart, atormentado pela sanha perfeccionista do professor de piano cujo plano é o de arregimentar à força 500 meninos para tocarem um gigantesco teclado na composição de peça megalomaníaca. Repleto de referências oníricas, bem típicas do gênero fundado por Seuss, o filme é uma relíquia divertida que dificilmente teria lugar na estúpida programação televisiva de hoje.
 
A programação se encerra em grande estilo, no domingo do dia 26, com a obra-prima Força Diabólica (The Tingler, 1959) sob direção de William Castle. Na fita, Vincent Price interpreta um legista psicótico interessado em provar teoria segundo a qual o acúmulo dos gritos de horror humano seria capaz de alimentar uma espécie de centopeia. Determinado a levar seus experimentos até o fim, começa a usar uma cobaia humana. Antes de cada sessão, será exibido um curta-metragem surpresa, seguindo o mesmo critério da seleção principal.
 
SERVIÇO
 
VII Semana do Filme Cult
Promoção: Cineclube Natal e Fundação José Augusto
Período: de 21 a 26 de Maio
Local: TCP – Teatro de Cultura Popular Chico Daniel
Endereço: Rua Jundiaí, 641 - Tirol
Horário: 18h30
Informações: (84) 3232-5306
Entrada: R$ 4,00
 
PROGRAMAÇÃO


21/05 – Terça-Feira
O Homem do Planeta X (The Man From Planet X, EUA, 1951)
Direção: Edgar G. Ulmer      
Elenco: Robert Clarke, Margareth Field, Raymond Bond
Sinopse – A aproximação de um planeta desconhecido rumo à Terra coincide com o aparecimento de um extraterrestre numa remota ilha escocesa, onde causará comoção.
 
22/05 – Quarta-Feira
Mangue Negro (Mangue Negro, BRA, 2008)
Direção: Rodrigo Aragão      
Elenco: Ricardo Araújo, Kika de Oliveira, Walderrama dos Santos
Sinopse – Invasão de zumbis “brotados” do mangue aterroriza comunidade do Espírito Santo. Revolucionário para o gênero, o filme ganhou admiradores graças ao roteiro e competência técnica.
 
23/05 – Quinta-Feira
O Incrível Show de Torturas (Bloodsucking Freaks, EUA, 1976)
Direção: Joel M. Reed          
Elenco: Seamus O’Brien, Luis de Jesus, Viju Krem
Sinopse – O mágico Sardu e seu assistente Ruphus apresentam um show onde as atrações são assassinadas cruelmente, às vistas da plateia.
 
24/05 – Sexta-Feira
A Mulher das Dunas (Suna No Onna, JAP, 1964)
Direção: Hiroshi Teshigahara
Elenco: Eiji Okada, Kyôko Kishida, Iroko Itô
Sinopse – Clássico do Cinema Fantástico narra a história de entomologista aprisionado por mulher cujo objetivo é localizar filho e marido soterrados na areia. Um relacionamento bizarro se desenvolve.
 
25/05 – Sábado
Os 5.000 Dedos do Dr. T (The 5.000 Fingers of Dr. T, EUA, 1953)
Direção: Roy Howland         
Elenco: Peter Lind Hayes, Mary Healy, Hans Conried
Sinopse – Professor de piano de um menino tem como plano forçar 500 crianças a praticar em seu gigantesco teclado 24 horas por dia. Considerada a melhor adaptação do Dr. Seuss para o Cinema.
 
26/05 – Domingo
Força Diabólica (The Tingler, EUA, 1959)
Direção: William Castle        
Elenco: Vincent Price, Judith Evelyn, Darryl Hickman
Sinopse – Encarregado de autópsias num presídio, cientista desenvolve teoria de acúmulo de energia a partir do grito de horror humano para alimentar terrível criatura vertebrada.
 
CONTATOS PARA ENTREVISTA
 
Nelson Marques – 9406-8177
Tatiana Lima – 9171-3548
Gianfranco Marchi – 9404-8765
 
Cineclube Natal
twitter | facebook | grupos | orkut
(84) 8805-4666 | (84) 9406–8177
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template