acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 18 de maio de 2013

"Cai, cai tanajura, que é tempo de gordura", gritava a meninada

Tanajuras para matar a fome do povão do Nordeste
 
 
Hoje, o professor José Santos Diniz**, em "Comer insetos", comenta sugestão de órgão da ONU, a FAO, para se comer insetos e que é uma forma de combater a fome nos países pobres. Tudo bem. Eu apoio a sugestão e sugiro o seguinte: que se faça uma campanha midiática no Nordeste e o que o prato inicial e sugestivo seja tanajura frita. Isso mesmo, tanajura.
 
"Cai, cai tanajura, que é tempo de gordura", nós, meninos, nos anos 50/60, gritava no meio da rua Felipe Camarão, no final da tarde, no período chuvoso, quando se "caçava" essas "formiga" voadoras e fáceis de capturar. Era uma festa. Os meninos pegavam as tanajuras, juntava-as em panelas e, depois de pegar a quantidade certa para cada um, corria para as suas casas e assava-as em frigideiras e se comia nas calçadas. Era uma algazarra danada, pois as meninas também participavam da "caça" às tanajuras de "bundas" grandes.
 
Há um mês, eu vi milhares de tanajuras voando na entrada do Carrefour de Candelária, mas a garotada e o mulherio fugia com medo delas. As tanajuras são inofensivas e fáceis de capturar.
 
Que tal a idéia? E mais: estamos no período chuvoso. E mais outra: acho no interior do Estado estão tomando muita cachaça com tanajuras.
 
"Cai, cai tanajura, que é tempo de gordura".
 
**Obs.: O prof. José S. Diniz publicou carta na edição de hoje do Novo Jornal.
 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template