acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 6 de abril de 2013

No projeto da segurança, a saúde, educação e emprego estão fora

Por Albimar Furtado*
Jornalista albimar@superig.com.br
 
As autoridades da segurança anunciaram, nos últimos dias de março, a nova estratégia para combater a violência, em especial a onda de homicídios que inunda Natal e cidades próximas e Mossoró, no Oeste. Grande parte dessas mortes sem solução. Foi anunciada força-tarefa, participação de equipes de elite, a formação de uma divisão especial. O que se deseja, também, é eliminar a impunidade. Deus permita que tudo dê certo, que a ação policial mostre resultados, que a sociedade comece a ter confiança na estrutura criada para lhe dar segurança. Deus permita.
 
Acreditar? Mais uma vez? Claro, mais um crédito. Pior é perder a esperança. Acredito, sim, mas com um pé atrás e não pelos projetos da área de segurança. É que de nada adiantará traçar planos repressivos, prender os responsáveis pelos crimes cometidos, construir as celas todas necessárias para abrigar os que hoje lotam as pocilgas mostradas todos os dias no noticiário e os que chegarão depois, contratar os profissionais necessários se tudo isso ficar desvinculado de projetos nas áreas de educação, saúde e de abertura de empregos.
 
Levar o ensino onde quer que exista uma comunidade, melhorar a qualidade deste ensino, motivar a presença dos alunos nas salas de aula, qualificar professores, na verdade ouvir quem conhece de educação e praticar o que vier desses profissionais que estudam, debatem, participam de fóruns, de seminários, congressos, sabem diagnosticar e ministrar o devido tratamento. É fácil? Não, claro. Fosse, tudo já estaria feito. Mas em algum momento precisa ser, pelo menos, iniciado.
 
Junte-se à questão a tarefa, tão difícil quanto aquela, de conseguir ocupação para os jovens. Na escola, acumulam saberes; na rua, outros saberes nada edificantes. Segurança, saúde, educação e trabalho um pede o outro. São dependentes. Li sobre a preocupação das autoridades da área de segurança. No que anunciaram não continha nada das demais. Mas já foi um começo. Distante, mas um começo.
 
 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template