acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 30 de abril de 2013

Lançamento de livro e seminário avançado de arte debatem literatura cearense entre a terra e a água

As professoras e organizadoras Solange Kate Araújo e Sarah Diva Ipiranga lançam o livro “Migrações: a literatura cearense entre a terra e a água”, da coleção Diálogos Emergentes, do Centro Cultural Banco do Nordeste. O lançamento gratuito acontecerá no CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), na próxima sexta-feira, 03 de maio, às 19 horas.
 
Juntas, elas também coordenarão o seminário avançado de arte “Iluminuras da palavra”, também gratuito, no CCBNB-Fortaleza, nos dias 02 (quinta-feira, de 14h às 20h) e 03 (sexta-feira, de 14h às 19h) de maio. O evento será aberto com a palestra “A experiência da palavra”, do escritor e professor Gilmar de Carvalho, no dia 02, às 15h. No mesmo dia, às 18h30, haverá a mesa redonda intitulada “Espaços de leitura”, com a participação de Regina Ribeiro (Edições Demócrito Rocha), Solange Kate Araújo (Clube do Leitor do CCBNB) e Armando Lucas (Rede Estadual de Ensino).
 
Na sexta-feira, 03, será exibido às 15h o DVD do programa de debates Literato, com o escritor cearense Moacir Costa Lopes, já falecido. Às 18h, a professora Camila Oliveira, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) fará uma homenagem a Moacir Costa Lopes. Às 18h30, haverá a mesa redonda “Iluminuras da literatura cearense”, com a participação dos professores Batista de Lima (UECE), Cleudene Aragão (UECE) e Susana Frutuoso (RME). No seminário, também acontecerão leituras poéticas, debates e sorteios de livros.
 
ILUMINURAS DA PALAVRA (texto de Solange Kate Araújo)

 
Nos dias 02 e 03 de maio teremos um reencontro com a literatura cearense através do Seminário Iluminuras da palavra. No formato de um Seminário Avançado de Arte, com 12 horas, o expectador poderá vivenciar a experiência da palavra literária e suas luminosidades, seu esplendor e brilho que nos toca e abre caminhos para novas reflexões. O evento, que totaliza uma série de atividades conjuntas, pretende debater as iluminações da palavra no nosso dia-a-dia e seus efeitos: o que se lê, o que se sente, o que se transfigura.
 
Pensando nisso, convidamos o escritor Gilmar de Carvalho, autor de Parabéllum, que também reconhece este espaço literário na vida e profissão, a nos iluminar com o momento: o que se lê.
Em o que se sente, convidaremos leitores mediadores de outros espaços de leitura para dialogarmos experiências nos espaços comunitários de leitura.
 
E no terceiro momento, o que se transfigura, teremos a presença de escritores que nos mostrarão a transfiguração da palavra lida e escrita. Culminaremos com o lançamento do livro A Literatura cearense: entre a terra e a água, antologia de ensaios da Coleção Diálogos Emergentes, produzida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. Neste mesmo dia haverá homenagem póstuma a Moacir Costa Lopes, um escritor transfigurado nas águas marítimas cearenses.
 
Luciano Sá
Assessor de Imprensa
Banco do Nordeste
Ambiente de Gestão da Cultura
Tel.: (85) 3464.3196
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template