acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Após 45 anos Escola Joaquim Apolinar pode fechar seus portões em Caicó, lamentavelmente

Foto do corredor da escola extraída do facebook da EEJA
Entrevistada pela jornalista Gláucia Lima, em Caicó, a diretora Neile Lopes revelou a possibilidade do fechamento da escola pública que este ano completa 45 anos de ensino na região seridoense do RN, fato que entristece este blogueiro-jornalista, por muitas razões, entre as quais, culturais, histórica e de oportunidades, além de que foi nela que conclui o então curso ginasial em 1973 na 3ª turma concluinte do GEJA. Abaixo, post da entrevista:   


 
 
Por falta de alunos, uma das mais tradicionais escolas de Caicó pode encerrar atividades neste ano

Preocupada com o número insuficiente de alunos matriculados a poucos dias do início do ano letivo, a Diretora da Escola Estadual Joaquim Apolinário, Neile Lopes Dutra, concedeu entrevista a esta blogueira na manhã de hoje e anunciou um possível fechamento das atividades escolares na instituição de ensino.
 
“A escola está há alguns anos em decadência em termos de números de alunos, tanto que passou a funcionar apenas no horário matutino. No ano passado foram matriculados 107 alunos,  e para este ano o número chega a 60. A situação é preocupante porque o ano letivo começa no dia 18 de fevereiro. Em virtude disso, poderemos encerrar as atividades definitivamente porque o número de alunos até agora é insuficiente e o estado não tem interesse em manter do jeito que está. Não é viável”, disse.
 
Neile atribuiu a 'queda' na procura por vagas, à quantidade de escolas particulares e estaduais que existem no entorno.
 
A EEJA completará 45 anos de existência em Caicó neste ano de 2013.
 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Tive o prazer de estudar nesta escola, na minha época, GEJA- Ginásio Estadual Joaquim Apolinar, 1970 a 1973. Curso Ginasial, tivemos como diretores o Prof. Laercio Segundo de Oliveira e o Prof. Joaquim Carneiro. Velhos tempos, belos dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, “Galego”, fomos contemporâneos do GEJA (Ginásio Estadual Joaquim Apolinar) e concluímos o curso “ginasial” em 1973. Essa escola, que passou a ser EEJA, foi fechada em 2014, cujo prédio será a sede, em Caicó, do Campus da Universidade Estadual do RN – UERN. Como é lamentável o fechamento de uma escola, fecham-se muitas oportunidades para o futuro de uma geração.

      Excluir
    2. Realmente amigo e colega contemporâneo, fechar escolas públicas em um país que tenta ostentar o título de "pátria educadora" é, no mínimo contraditório.

      Excluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template