acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Saiba como armazenar e preservar medicamentos em casa

Quase todas as casas brasileiras possuem uma mini farmácia, aquele espaço para guardar medicamentos no tratamento de alguma dor ou ferimento. Seja uma gaveta ou caixa, esse espaço pede alguns cuidados quando se trata da conservação e uso de medicamentos e, principalmente, quanto à observação do prazo de validade. Saber como conservar e até mesmo descartar os medicamentos pode evitar desperdícios e preservar também a saúde do bolso.

 
Para a Gerência Geral de Inspeção e Controle de Insumos, Medicamentos e Produtos (GGIMP) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde, medicamentos presentes em farmácias domésticas podem ser sobras de remédios prescritos pelo médico ou produtos que foram vendidos sem receita. O uso sem indicação médica caracteriza automedicação e deve ser evitado.
 
Segundo a comissão técnica da GGIMP, a utilização de medicamentos deve seguir as prescrições médicas. Para situações de urgência, deve-se buscar socorro com profissionais que possam avaliar os sintomas, identificar o problema de saúde e então prescrever algum medicamento. Mesmo na ocorrência de uma crise como, por exemplo, enxaquecas ou desmaios repentinos, a orientação é evitar a automedicação e buscar o atendimento em uma unidade de saúde.
 
O armazenamento dos medicamentos deve seguir as orientações que estão contidas em nas embalagens. De maneira geral, a Anvisa recomenda que os medicamentos estejam guardados nas embalagens originais para manter os dados de identificação e evitar misturas ou ingestão de produtos errados. Eles devem ser mantidos fora do alcance de crianças, fechados em armários altos e em local separado, evitando misturá-los com alimentos ou produtos de limpeza. Devem também estar protegidos contra a umidade e o calor.
 
Medicamento na medida certa – A melhor forma de evitar o desperdício de medicamentos e de quebra aliviar o bolso é optar pela compra de medicamentos na quantidade exata que será utilizado. Para comprar o medicamento fracionado, basta apresentar a receita em uma drogaria ou farmácia habilitada. O remédio será fracionado sob supervisão e responsabilidade do farmacêutico. Medicamentos que não exigem receita também podem ser fracionados. Confira a lista de remédios que fazem parte do programa aqui. [por Ascom/MS]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template