acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 4 de agosto de 2012

Acordos políticos inéditos e surpreendentes na Grande Natal

Vices rompem com a situação, família é dividida e ex-governadora acaba em segundo plano

Por José Vanilson Julião*

Como editor de dois jornais ‘nanicos’, ‘pequenos’ ou ‘alternativos’, que circulam na região metropolitana (Grande Natal), o JORNAL REGIONAL e o CORREIO POTIGUAR, tenho acompanhado, ao largo, as notícias e os comentários que os seus controladores publicam ou repercutem sobre o andamento da política norte-rio-grandense, principalmente na área citada acima, que engloba dez municípios do entorno e mais a capital.

Dito isso, mesmo cético quanto o desenrolar dos acontecimentos, que quase nunca me causam surpresas, pelo menos três situações me chamaram a atenção, nos últimos meses, pré-campanha política e eleitoral, visando ás eleições municipais majoritárias (prefeito e vice) e proporcionais (vereador), cujo ápice será o primeiro domingo de outubro, sendo que a capital (maior colégio eleitoral) e o município de Mossoró (segundo), podem acontecer segundo turno pelo fato dos dois terem mais de 200 mil habitantes.

O primeiro caso ocorreu na cidade de Parnamirim, o terceiro maior colégio eleitoral, quando o prefeito Maurício Marques dos Santos (PDT) foi surpreendido com o rompimento do ex-vereador e presidente da Câmara, Epifânio Bezerra de Lima, agora companheiro de chapa do deputado estadual Francisco Gilson de Moura (PV), candidato da oposição, demonstrando que o páreo será duro, mesmo com o apoio do ex-prefeito (duas vezes seguida) e deputado estadual Agnelo Alves (PDT) á situação, para a qual indicou a vice-prefeito a vereadora Lucinha Thiago.

Em Macaíba outro vice-prefeito, Auri Simplício, rompe com a candidata a reeleição Marília Dias (PMDB), que acabou escolhendo como companheiro de chapa o vereador Emídio Júnior, do mesmo partido. Em contra partida o médico Olímpio Maciel (PTB), que era cotado para ser o vice dela, pelo menos duas semanas antes das convenções municipais, terminou cooptado pelo ex-prefeito Fernando Cunha (PMDB).

Já em São Gonçalo do Amarante dois grupos políticos adversários chegaram a um acordo para a reeleição do médico sanitarista Jaime Pereira Calado (PR), que terá como vice o publicitário Poti Neto (PMDB), filho do jornalista Paulo Tarcísio de Albuquerque Cavalcanti; sobrinho do ex-prefeito (duas vezes) e deputado estadual Francisco Potiguar Cavalcanti Júnior (PMDB) e da mesma forma do também jornalista e ex-deputado estadual Alexandre Cavalcanti, que, agora, busca uma cadeira na Câmara, sendo este um bom nome para alcançar o Poder Legislativo municipal.

Com isso foram criadas duas situações. Primeiro a oposição está dividida e pode facilitar a vitória de Calado. Inclusive, o inédito acordo local, dividiu a família Cavalcanti, pois a ex-secretária municipal Ana Maria Cavalcanti (PSC), irmã de Paulo Tarcísio, é candidata a prefeita pelo PSDC, ao lado de Gladyer Godeiro, do mesmo partido. Ela é mãe do ex-prefeito Jarbas Cavalcanti, a quem Jaime Calado derrotou, depois deste ser derrotado por Poti Júnior.

Também concorre ao cargo público o ex-prefeito José Targino Pereira (PRP) com Bruno Varela, da mesma agremiação partidária, posição similar a de Tereza Fernandes e do professor José Maria, ambos do PSDC.

De propósito deixei por último a capital, com o ex-prefeito Carlos Eduardo Nunes Alves (PDT) conseguindo o apoio da sua madrinha política, a ex-deputada federal, ex-prefeita (três vezes) e ex-governadora (duas vezes seguidas), a professora universitária aposentada Vilma Maria de Faria (PSB), que desce do pedestal, veste a sandália da humildade e dá um golpe de mestre para ser vice dele.

*Jornalista e editor com texto do Jornal A Esperança
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

  1. Caro Bosco, obrigado pela reprodução do artigo, porém faço uma ressalva. Errei ao me referir que poderia acontecer segundo turno em Parnamirim. Tal não pode ocorrer. Somente em Natal, que tem um universo de mais de 200 mil eleitores, o que não é o caso do outro município da região metropolitana. O erro se deu em virtude de relacionar a situação com a população.

    ResponderExcluir
  2. Ok, meu caro, está dado o recado. grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao blog por reproduzir este artigo! O jornalista José Vanilson Julião é, simplesmente, genial nas suas observações políticas. Grande abraço. Epitácio Andrade.

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template