acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 10 de julho de 2012

A morte do Cardeal Dom Eugênio no RJ; potiguar nasceu em Acari

Homem de Deus, o adeus ao cardeal que imprimiu sua marca na Igreja de Jesus Cristo

Foto: G1/globo.com
Cardeal e arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Dom Eugênio de Araújo Sales morreu na noite desta segunda-feira, 9, de julho, aos 91 anos, após sofrer um infarto ao dormir em sua casa. Dom Eugênio nasceu em Acari,  região Seridó do RN, em 8 de novembro de 1920, cuja casa de nascimento é sede, atualmente, de um abrigo de idosos. Irmão de Dom Heitor de Araújo Sales, arcebispo emérito de Natal, e ex-bispo de Caicó. Outro irmão dele, Otto Eufrásio de Santana, ex-secretário estadual de Educação do RN, em 1987, que foi padre e desligou-se do sacerdócio.  

Fibra e fé



Casa onde nasceu Dom Eugênio, em Acari, no RN
Foto: Vídeo Galvão/arquivo blog assessorn.com


Cotado ao pontificado de Papa, Dom Eugênio terá sido um dos cardeais brasileiros de mais prestígio junto à Santa Sé dos últimos tempos. Assumiu sua posição contrária a Teologia da Libertação, porém foi referência na defesa de perseguidos por regimes militares não apenas no Brasil, mas de outros países em período de recessão. Antes, nos anos 50 adotou iniciativas que o destacaram como inovador e revolucionário. “Um dos períodos mais ricos, talvez o mais importante, já que o projetaria para todo o País, foi vivido em Natal, entre 1944 e 1964”. Foi em 1962 que ele criou a Campanha da Fraternidade.

Velório e enterro

A Arquidiocese do Rio de Janeiro está informando que o velório e enterro serão na Catedral do Rio, com o velório nesta terça(10) pela manhã e o enterro, na quarta-feira à tarde.

Coleção Gente Potiguar

Em 2008, na edição de 27 de fevereiro, o Diário de Natal publicava o sétimo fascículo da Coleção Gente Potiguar I - Personalidades do RN, com Dom Eugênio. Confira, abaixo, trecho da publicação, com postagem deste blog.



Dom Eugênio de Araújo Sales nasceu em Acari, em 8 de novembro de 1920. É cardeal brasileiro e arcebispo emérito do Rio de Janeiro. Dom Eugênio é filho de Celso Dantas Sales e Josefa de Araújo Sales e irmão de Dom Heitor de Araújo Sales, arcebispo emérito de Natal. Realizou seus primeiros estudos em Natal, no Colégio Marista e finalmente ingressou, em 1931, no Seminário Menor. Realizou seus estudos de Filosofia e Teologia no Seminário da Prainha, em Fortaleza (CE).

Foi ordenado sacerdote no dia 21 de novembro de 1943. No dia 1 de junho de 1954, aos 33 anos, foi nomeado bispo auxiliar de Natal pelo Papa Pio XII. Em 1962 foi designado administrador apostólico da Arquidiocese de Natal. Em julho de 1964, o Papa Paulo VI transferiu Dom Eugênio para a sede Primaz do Brasil, em Salvador, como Administrador Apostólico. Com a morte do cardeal Dom Augusto Olavo da Silva, Paulo VI confirmou o bispo potiguar como arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil, em outubro de 1968. Em abril de 1969, foi elevado a cardeal.

Em março de 1971, o cardeal Eugênio foi nomeado, novamente pelo Papa Paulo VI, arcebispo do Rio de Janeiro. No curto espaço de 26 anos, portanto, Dom Eugênio Sales passou de padre a cardeal. Em cada etapa de seu exercício sacerdotal, a cada nova atribuição que assumia, Dom Eugênio imprimia sua marca pessoal. Nos anos 50 adotou iniciativas que o destacaram como inovador e revolucionário. Um dos períodos mais ricos, talvez o mais importante, já que o projetaria para todo o País, foi vivido em Natal, entre 1944 e 1964. (Diário de Natal).
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template