acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 30 de março de 2012

Câmara debate desindustrialização em Natal e RMN

Frente Parlamentar do Trabalho promove audiência pública para discutir o novo momento com impactos na economia da região

Na próxima segunda-feira (2) a Câmara Municipal de Natal (CMN) realiza uma audiência pública para debater “a desindustrialização de Natal e da Região metropolitana, e seu impacto na Economia”. A Frente Parlamentar do Trabalho, através de seu presidente, o vereador George Câmara (PCdoB) propôs a iniciativa. O debate ocorre às 14h30min no plenário da Casa legislativa e contará com a presença de pesquisadores e especialistas; entidades sindicais e classistas; sindicatos patronais, além de representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) com o objetivo de debater os motivos pelos quais este preocupante processo tem se instaurado na metrópole natalense.

O Rio Grande do Norte, em especial sua capital Natal e Região Metropolitana tem registrado nos últimos meses um constante aumento no número de demissões, sobretudo no setor industrial potiguar. No foco deste debate, o anúncio realizado nos últimos meses pela direção da fábrica Coteminas comunicando a demissão de 550 trabalhadores de sua unidade em São Gonçalo do Amarante. Segundo a fábrica, as dispensas serão motivadas pela desativação da área de fiação e tecelagem da unidade, cujo terreno dará lugar a um complexo imobiliário que deverá englobar um condomínio residencial para 12 mil pessoas, Shopping Center, Hotel com 720 apartamentos, Centro Comercial e de Convenções.


Dados divulgados pelo IBGE e Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontam que a produção, exportação e os empregos no setor industrial brasileiro fecharam o ano de 2011 em queda. O resultado é visível por aqui também: em todo o Nordeste, o RN foi o único estado que fechou o ano com saldo negativo, apresentando o pior desempenho dos últimos nove anos. Tal constatação fica fácil de explicar ao observarmos os inúmeros problemas que o setor industrial enfrenta em nosso estado. A ausência de uma política para investimentos estrangeiros, a infraestrutura deficitária e a complexidade do nosso sistema tributário são alguns dos obstáculos que o estado enfrenta na tentativa de salvar e/ou aumentar nossas indústrias.

Segundo o vereador George Câmara (PCdoB), que também é presidente da Frente Parlamentar do Trabalho, o Fórum vem ajudar o debate, pois tem como meta a realização de audiências públicas que discutam temas ligados diretamente ao cotidiano do trabalhador natalense. Neste sentido “a audiência servirá para elencarmos e debatermos os motivos do crescente desmonte do setor industrial em Natal e Região Metropolitana; e seus prejuízos à classe trabalhadora”, frisa o vereador.

De acordo com George, o problema se deve em parte pela ausência histórica dos governantes e dos nossos representantes na esfera política nacional. Para ele, “tanto Governo do Estado e Prefeituras, quanto a bancada potiguar de Deputados Federais e Senadores sempre se esquivaram da luta pelo fortalecimento da nossa economia e pouco lutaram para que investimentos nacionais ou estrangeiros chegassem até aqui”. “Ao longo de décadas, perdemos inúmeros investimentos. A recente escolha pela instalação de uma Refinaria de Petróleo em Pernambuco e não aqui é apenas mais uma das muitas oportunidades que o RN deixou de acolher. Até o macarrão que comemos aqui vem do Ceará”, atenta George.

Para quaisquer esclarecimentos favor entrar em contato através dos telefones:
Mandato Comunista: (84) 3201-1336


Arthur Varela
Assessoria de Comunicação

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template