Oito a cada dez brasileiros tem dor de cabeça. A informação é de uma pesquisa apresentada pela Sociedade Brasileira de Cefaléia que revelou ainda que 81% das mulheres já tiveram algum tipo de dor de cabeça. Nos homens esse percentual cai para 59,7%.
"Nós postulamos a hipótese a respeito do estresse”, explica a neurologista da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Eliana Melhado. “Por causa do ciclo menstrual, as mulheres tem uma maior proporção de estrogênio na primeira fase do ciclo. Este hormônio vai ser o causador nesse caso da dor de cabeça no período menstrual. Quando acontece a queda dele, o cérebro interpreta aquela queda como algo que é doloroso”, completa.
A especialista explica que existem mais de 200 tipos de dor de cabeça.
E no mercado, hoje, existem diversas possibilidades de medicamentos para combater esse desconforto. Porém, o coordenador de gestão do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Marco Aurélio Pereira, alerta que a automedicação pode se transformar em um transtorno maior ainda. "Nós precisamos ter cuidado com isso. A preocupação é que as pessoas não vejam o medicamento como algo qualquer, existe uma frase que diz que a diferença entre o medicamento para o veneno é a dose”, frisa Marco.
O estudo apontou ainda que, por causa do estresse, os moradores da Região Sul e Sudeste sofrem mais com dor de cabeça do que os que são do Norte ou Nordeste. [Ouça a matéria na Web Rádio Saúde]
0 comentários:
Postar um comentário