acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Reunião define desenvolvimento do Programa Balde Cheio em Santo Antônio

Foto por assessoria: divulgação
Foi promovida na manhã deste domingo (31/07), na fazenda Micaela, em Santo Antônio, região Agreste do RN, reunião - proposta pela Secretaria de Agricultura do município - para debater o desenvolvimento do programa Balde Cheio para a cidade. Na oportunidade, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, conversou com o tesoureiro do Sindicato Rural do município, José Cícero de Oliveira, com o secretário do sindicato Arnaldo Gomes (que juntos representaram o presidente do sindicato, Edan Bezerra), e com o secretário de Agricultura Edvaldo Belo dos Santos. Também estiveram na reunião em Santo Antônio os vereadores Dedé Camilo e Orlando Ferreira e a chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, Valéria Cavalcanti.

Na reunião, o presidente da Faern/Senar comentou sobre a parceria com o Sebrae no desenvolvimento do programa no município. “Acredito nesse programa para o aprimoramento da bacia leiteira na região. Com ele, os produtores rurais da cidade terão todos os meios técnicos para conseguir aumentar a efetividade de suas produções”, resumiu José Vieira.

Rentabilidade
De acordo com o presidente do Sistema Faern/Senar, o programa visa a melhoria da rentabilidade e o aumento da produção do setor leiteiro, através da adoção de técnicas de manejo de pastagem, sanidade animal, controle e gestão da propriedade.

De acordo com o tesoureiro do Sindicato Rural, José Cícero de Oliveira, o programa Balde Cheio em Santo Antônio completou seis meses de trabalho e já está mostrando resultados. “Um projeto que está modificando a produção leiteira na cidade e que está transformando a vida dos 12 produtores rurais cadastrados no programa”, detalhou Oliveira.

O presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, disse que para o trabalho atingir o seu pleno objetivo ele não dependerá somente da terra ou do gado, mas da vontade do produtor rural. “O primeiro foco do Balde Cheio não são os animais, nem a propriedade, mas o produtor. Nosso objetivo primordial é recuperar a sua auto-estima, reduzir o êxodo rural e, conseqüentemente, aumentar a produtividade. Não é uma missão fácil, pois o produtor deve querer mudar", lembrou Vieira.

Números

O programa Balde Cheio, presente em quase 400 municípios de 12 estados do Brasil, com mais de 2.200 propriedades diretamente assistidas, é um projeto de pesquisa e de transferência de tecnologia, cujos resultados demonstram a viabilidade, técnica e econômica, da pequena propriedade ou propriedade familiar, para a produção de leite. [A Ecoar]
 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template