acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dia Nacional de Combate ao Colesterol: alerta sobre os riscos que o colesterol alto traz para a saúde

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado hoje (8), o Ministério da Saúde faz um alerta: o colesterol é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. Por muito tempo o arroz com feijão foi o prato favorito dos brasileiros. Mas a última edição da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada pelo IBGE, apontou que o cardápio está recheado de alimentos processados, ricos em energia e pobres em nutrientes.

O resultado da pesquisa mostrou que 15% da população está obesa no País. Segundo a POF, o brasileiro, principalmente jovens e adolescentes, está comendo muita gordura saturada e trans.  Segundo o coordenador adjunto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, os pais têm grande responsabilidade no que diz respeito aos hábitos alimentares das crianças e adolescentes. "O lanche, por exemplo, pode ser um fruta ao invés de salgadinho".

Como o colesterol elevado é uma doença silenciosa, o Ministério da Saúde recomenda que além de controlar a alimentação, os brasileiros devem praticar atividades física e fazer um acompanhamento com médico para realizar exames de rotina.

Saiba mais

Riscos do colesterol alto

O excesso de colesterol é fator de risco para as doenças cardiovasculares, principal causa de morte no Brasil. Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2007, mais de 308 mil pessoas morreram por doenças cardiovasculares (29,4% do total de óbitos). Essas doenças são agravadas por diabetes, hipertensão, tabagismo, má alimentação (excesso de colesterol), sedentarismo e obesidade.

Prevenção

A melhor prevenção é aliar uma alimentação saudável, rica em nutrientes, à prática de atividades físicas. O Ministério da Saúde disponibiliza o Guia Alimentar para a População Brasileira. A publicação traz diretrizes específicas para incentivar o consumo de alimentos saudáveis e orientações sobre as refeições.

A recomendação é que se faça pelo menos três refeições diárias, intercaladas por lanches. A segunda diretriz trata dos cereais, tubérculos e raízes. Alimentos como pães e massas devem ser consumidos preferencialmente na forma integral.

Dez passos para uma alimentação saudável:
1. Faça três refeições e um lanche por dia. Não pule as refeições e evite beliscar entre as refeições.
2. Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
4. Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
5. Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
9. Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
10. Torne sua vida mais saudável. Pratique atividades físicas todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Ações do Ministério da Saúde
O governo federal vem promovendo medidas voltadas à promoção da alimentação saudável no Brasil como forma de reverter o quadro de aumento do excesso de peso e da obesidade:
- Plano Intersetorial para Controle da Obesidade, proposta que envolve diferentes setores prevista para ser apresentada em outubro.
- Qualificação dos Profissionais da Atenção Básica para a promoção da alimentação saudável na infância - Rede Amamenta Brasil e Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável.
- Mais de 17 mil Unidades Básicas de Saúde contam com o serviço de vigilância nutricional. Além disso, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) também contam com profissionais de nutrição e educação física aptos a orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
- Cerca de 70% dos NASFs contam com nutricionistas em seu rol de profissionais, habilitando ainda mais as equipes de Saúde da Família para o manejo da obesidade na atenção primária e para possíveis encaminhamentos à média e alta complexidade, quando necessário.
- Ações nas escolas com a promoção de ações educativas junto a alunos, pais e professores, inclusive, com distribuição de material didático. A parceria leva profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF) para as salas de aula - Programa Saúde na Escola.
- Publicação e divulgação dos Guias Alimentares que servem para orientar gestores, profissionais de saúde e população sobre alimentação saudável.
- Monitoramento e avaliação do estado nutricional e de marcadores de consumo alimentar na população atendida pela atenção básica à saúde - Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN)
- Implantação de quatro mil polos de Academias da Saúde no Brasil até 2014. Investimento do Ministério é de até R$ 180 mil para construção (dependendo do módulo) e R$ 36 mil anuais para custeio. [Reportagem, Vanessa Silvestre > Confira matéria produzida pela Web Rádio Saúde]


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template