acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 7 de junho de 2011

Memória da Loucura é destaque nas comemorações dos 100 anos do Instituto Nise da Silveira no Rio

Exposição é uma das atrações no evento Loucura de Portas Abertas, que apresentará teatro, shows e oficinas

Crédito foto: IMNS
Nesta sexta-feira (10), às 13h, o Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), inaugura a exposição Memória da Loucura – em formato compacto – no Instituto Municipal Nise da Silveira (IMNS). A mostra, que fica em exibição até 30 de junho, integra a programação do evento Loucura de Portas Abertas, promovido pelo IMNS, como parte das comemorações do centenário da instituição, inaugurada em 1911.

A exposição resgata os 159 anos da história da Psiquiatria no Brasil, documenta as diversas formas de tratamento, personalidades, influências estrangeiras e retrata a assistência psiquiátrica, marcada por isolamentos e terapêuticas repressoras e desumanas.

A mostra inaugurou o Centro Cultural do Ministério da Saúde, em 2001, na cidade do Rio de Janeiro, e já percorreu as cinco regiões brasileiras, sendo vista por mais de 50 mil pessoas. No formato compacto, apresenta fotografias do século XIX – dos acervos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e dos Institutos Philippe Pinel e Nise da Silveira, além dos módulos Retratos da história e Reforma psiquiátrica, entre outros.

Loucura de Portas Abertas

O evento multimídia marca o início das celebrações do centenário do Instituto Municipal Nise da Silveira.
Nos dias 10 e 11 de junho, o instituto receberá a comunidade fluminense para múltiplas atividades. Espetáculos teatrais, shows, grafitagem nos muros, feira do programa Mãos que tecem a rede, oficinas, exposições, mostra de filmes e roda de samba, acompanhada pela tradicional feijoada carioca, prometem exaltar a liberdade, o convívio e a luta contra o preconceito.

O cantor Ney Matogrosso, o DJ Zod, os grupos musicais Harmonia Enlouquece e Sistema Nervoso Alterado – formados por usuários e profissionais dos serviços de Saúde Mental – entre outros ilustres convidados, pretendem transformar o bairro do Engenho de Dentro em uma grande festa.

Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS)

O Centro Cultural do Ministério da Saúde, uma unidade da Coordenação-Geral de Documentação e Informação/SAA/SE/MS, tem o objetivo de integrar os campos da informação e da comunicação. Por meio de uma linguagem criativa e atraente, permite ao público conhecer e compreender aspectos históricos, sociais, políticos e científicos da Saúde Pública no Brasil. Dessa forma, pretende fomentar a participação da sociedade nas questões de saúde e favorecer a adoção de práticas de prevenção e cuidados para uma melhor qualidade de vida.

Em 10 anos de atividades, o CCMS já abrigou as exposições Cinco Artistas do Engenho de Dentro, A Saúde Bate à Porta, Artame Gallery: arte solidariedade & Museu de Imagens do Inconsciente e I Festival Internacional de Humor em DST e Aids, dentre outras. Além das mostras nacionais e internacionais, disponibiliza versões virtuais no sítio www.ccms.saude.gov.br.

Serviço:
Exposição 'Memória da Loucura'
Inauguração: 10 de junho, às 13h
Período: 10 de junho a 30 de junho de 2011
Visitação: Dias 10 e 11 de junho (sexta e sábado), das 10h às 19h;
de 13 a 30 de junho, de segunda à sexta, das 9h às 17h.
Local: Instituto Municipal Nise da Silveira (prédio sede)
Rua Ramiro Magalhães, 521, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro (RJ)

Mais Informações:
Centro Cultural do Ministério da Saúde
E-mail: ccms@ccms.saude.gov.br
Sítio:www.ccms.saude.gov.br

Assessoria de Comunicação Social

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template