![]() |
Imagem de arquivo pesquisa Google |
De acordo com pesquisas publicadas na biblioteca mundial Wikipédia estima-se que 19% das mulheres e 30% dos homens ronquem intensamente. Esses números podem variar de uma região do mundo para outra e existem estimativas de que esses percentuais possam estar crescendo.
O fato é que na visão do odontólogo Rildo Matoso ronco não é apenas inconveniente, é também um distúrbio. E pode ser grave. Doutor Matoso desenvolveu um aparelho que elimina o ronco e que somente é usado quando se vai dormir.
“Dormir é a maneira que o corpo tem de se renovar, de se recuperar do estresse”, disse doutor Matoso. “Com o envelhecimento, as pessoas ficam mais suscetíveis às desordens do sono. Alterações que comprometem o descanso e alteram qualidade de vida. Um desses distúrbios é a Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (Sahos), mais conhecida como ronco”, completou.
Sahos
A Sahos é definida pela comunidade científica como o fechamento de no mínimo 30% da via aérea ou nasal por 10 segundos ou mais. “A pessoa tem o ar obstruído por algum tempo enquanto dorme, podendo ser um transtorno leve, moderado ou severo”, explicou Matoso.
Como o sono causa o relaxamento dos músculos do tórax, isso induz - nas pessoas que roncam -, a abertura da boca e alteração na coordenação entre a contração do diafragma e dos músculos da garganta (faringe).
“Em repouso há diminuição do gasto energético e consequentemente do oxigênio. O organismo se encontra em metabolismo basal, os músculos ficam todos relaxados e se tem períodos de apnéia várias vezes durante o sono, e que pode se estabelecer na síndrome de apnéia do sono” (Wikipédia).
Consequências
O ronco pode provocar dores de cabeça matinais, sonolência durante o dia, aumento da pressão arterial (hipertensão), movimentação noturna e complicações médicas, como as cardiopatias.
“Os aparelhos intra-orais de avanço mandibular previnem e minimizam o colapso das vias aéreas durante o sono. Com um equipamento desses, a via aérea é ampliada, evitando o ronco”, ressaltou doutor Matoso. “Recentemente registrei a patente de um modelo que oferece solução para resolver o problema e, ao mesmo tempo, ser de uso confortável”, enfatizou o dentista.
Trata-se de um aparelho removível de avanço mandibular que impede o ronco. É confortável de usar e pode trazer de volta a qualidade de vida que a falta de um sono tranquilo impõe.
O inventor
O doutor Rildo Medeiros Matoso é professor aposentado da ortodontia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, professor do curso de especialização em ortodontia da EAP-ABO-RN, reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia e MEC, e Mestre em Ortodontia pela Universidade de São Paulo (USP).
Mais informações sobre o aparelho de eliminação do ronco podem ser acessadas nos endereços abaixo e pelo telefone 9925-0152:
http://www.rildomatoso.com.br/
http://rildomatoso.wordpress.com/
0 comentários:
Postar um comentário