acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Feira Nacional do Camarão foi lançada em Natal; evento será em junho

Foto:divulgação
A 8ª edição da Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que será promovida entre os dias 06 e 10 de junho, no Centro de Convenções de Natal, teve seu lançamento nesta quinta-feira (12), no auditório do Sebrae, em Natal. O evento contou com a participação de diversas autoridades do setor produtivo do Rio Grande do Norte, dentre as quais, o secretário de Agricultura do Estado, Betinho Rosado, do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, e do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte, José Álvares Vieira.

Na ocasião o secretário Betinho Rosado comentou os números do pescado no estado e do incentivo da atual administração aos produtores de camarão. “Hoje, o nosso pescado atinge o patamar de dois milhões de toneladas produzidas, mas temos certeza que durante o governo Rosalba, conseguiremos chegar aos quatro milhões produzidos. Tudo isso dependerá dos produtores, do empresariado e do apoio dos governos estadual e federal”, ressaltou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário Betinho Rosado, a produção de camarão no estado é uma das mais dinâmicas e uma forte aliada da economia local. “Os produtores de camarão são homens visionários e dinâmicos. Sabem do seu papel na economia potiguar e possuem a ciência que ajudam, e muito, o RN na superação da condição de pobreza”, afirmou Rosado.

Expectativas

Com o tema “Aquicultura para um mundo em transformação”, a expectativa da organização é reunir cerca de cinco mil participantes de todo o mundo no congresso e nos workshops. Durante a feira, aproximadamente 120 empresas de várias partes do país e de outras nações, irão expor os serviços e produtos voltados para o mercado do setor.

De acordo com o presidente da ABCC, Itamar Rocha, a Fenacam 2011 será uma vitrine para todo o estado e para os seus produtores rurais de camarão. “Será a oportunidade para eles entrarem em contato com as mais recentes pesquisas mundiais sobre o tema e descobrirem a melhor forma para trabalhar em suas propriedades. Para vocês terem uma idéia, teremos 23 palestras. Dessas, 17 são com palestrantes internacionais”, enfatizou Rocha.

O presidente da ABCC também comentou sobre o potencial da feira para o movimento turístico na cidade durante o período de sua realização. “Os participantes da feira aproveitarão a estadia em Natal para conhecer sua história e os seus pontos turísticos. Será mais uma oportunidade para exibirmos as nossas belezas para o mundo”, explicou Rocha.

Palestra sobre tsunami no Japão

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (Faern), José Álvares Vieira, parabenizou os organizadores da Fenacam e aproveitou para comentar sobre as palestras.

 “É um evento já consolidado no estado. Uma feira que movimenta toda a classe produtora potiguar e do Brasil. Uma oportunidade de sabermos como está o nível das pesquisas no mundo. E uma das que me chamaram a atenção é a que debaterá a questão do tsunami no Japão e o movimento para recuperar a produção pesqueira no país”, finalizou José Vieira. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template