Na região rural de Caicó reservatórios particulares transbordam e pequenos e médios açudes tradicionais são destruídos pela aumento e força das águas
Imagem do açude Concórdia (Umbuzeiro) após arrombamento – Foto:divulgação |
É água! O sertão virou mar, com os açudes transbordando pelos sangradouros e muitos destruídos pela força da correnteza e volume das águas dos riachos. Na região rural do município de Caicó, como na maioria de outras localidades do semi-árido potiguar, há uma boa quantidade de reservatórios de médio porte que abastecem as comunidades por períodos de curta estiagem. São os açudes de propriedades particulares, muitos construídos há mais de 50 anos e até secular como o açude da Fazenda Pedreira, erguido ainda na época do Império, com a força da mão escrava.
Esse açude da Pedreira é um dos maiores dos arredores e as águas de sua sangria nas últimas chuvas da noite de terça-feira (17), carregaram pequenos e médios reservatórios pelo percurso, como a Barragem de João Pereira, no sítio Pedra D’água, e o açude da Concórdia, outro reservatório antigo do Umbuzeiro, localidades cujas águas, através do rio Barbosa, desembocam no Rio Barra Nova que banha a cidade de Caicó. Um detalhe: essas águas não caem no açude público do Itans, somente depois deste, porém, antes de chegar Barra Nova deságuam no açude de “Chico Medeiros”. Ainda segundo informações da região, o açude Pedreira corre riso de “arrobamento” e se isso ocorrer as conseqüências serão piores.
De acordo com post de blogueiros caiconeses, “na zona Rural alguns açudes romperam e provocaram a cheia do Rio Barra Nova. Em média 8 açudes tiveram suas paredes arrombadas, entre eles, os açudes dos Sítios Concórdia I e II, Retiro, Umbuzeiro, Açudinho (dois açudes)”. Fazendo uma observação dessa lista, os açudes de Concórdia se referem ao Umbuzeiro.
Em conseqüência da enchente do rio Barra Nova, a população ribeirinha de bairros em Caicó ficou alagada. Confira AQUI em post do blog de Vânia Nóbrega.
Açude Itans
As notícias da região indicam o açude Itans em Caicó falta somente cerca de 30 cm (algo em torno de uma palma) para sangrar (transbordar), conforme medição do Dnocs local.
Atualizado na manhã desta quinta-feira (19/05)
0 comentários:
Postar um comentário