Negociação salarial finalizada
Prezados Jornalistas,
Finalmente, após 11 rodadas de negociação (09 na Superintendência Regional do Trabalho – antiga DRT) e 02 no Ministério Público do Trabalho, fechamos o Acordo Coletivo de Trabalho 2010/2011, referente ao mês de setembro, data base dos jornalistas do Rio Grande do Norte.
Foi difícil, mas depois de muita luta e mobilização da categoria (aproveitamos para parabenizar a todos os profissionais que se engajaram no movimento reivindicatório), fechamos um reajuste salarial de 5,5% (o que representa 1% de ganho real), para todos os jornalistas, repórteres cinematográficos, repórteres fotográficos, chargistas (ilustradores) e diagramadores do Rio Grande do Norte. Com esse aumento, o piso salarial no Estado passa a ser de R$ 950,00.
Ficou acordado com os patrões que o retroativo referente ao reajuste de 5,5% será pago 03 parcelas contando os meses de setembro, outubro, novembro, dezembro e 13º salário de 2010; janeiro, fevereiro e março de 2011. Como também, serão reajustadas as diárias de viagem, horas extras e todos os outros benefícios que a categoria têm direito, de acordo com as Leis Trabalhistas.
Sabemos que este não é o salário desejado e condizente com o trabalho que os jornalistas desenvolvem em nosso Estado. Como também, apesar deste aumento, continuamos sendo “lanterna” como o menor piso salarial do Brasil. Mas, mesmo sendo pouco, é uma conquista, visto que nem todos os Sindicatos dos Jornalistas de outros estados conseguiram um aumento real como nós conseguimos. Como também, os jornalistas tiveram a oportunidade de mostrar à sociedade, através das audiências públicas realizadas na Câmara dos Vereadores de Natal e na Assembleia Legislativa; ato público; panfletagem; entrevistas e até fechamento do trânsito, o quanto estamos insatisfeitos com os salários que recebemos.
Enfim, Essa longa campanha salarial serviu para provar, mais uma vez, que a diretoria do Sindjorn precisa e é extremamente necessária a presença e participação, cada vez maior, dos profissionais nas mobilizações, negociações e assembleias, pois só a partir daí, poderemos conseguir um reajuste salarial que valorize a profissão de jornalista, independente se o exercício da profissão seja feito em veículo de comunicação ou de forma autônoma.
A luta continua. Precisamo iniciar a nossa campanha salarial 2011/2012 antes mesmo da data-base que será em 1º de setembro 2011. Contamos com a colaboração, presença e coragem de todos os jornalistas do RN para lutarmos por um reajuste melhor. Se necessário for, faremos greve, fecharemos as redações e o trânsito em pontos estratégicos para mostrar à sociedade e, principalmente aos patrões, que o RN não pode continuar sendo lanterna onde se paga o menor salário do Brasil.
Diretoria Sindjorn
0 comentários:
Postar um comentário