Quem para de fumar melhora a qualidade de vida imediatamente. Tratamento gratuito é oferecido pelo SUS
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), um ano após parar de fumar, o risco de uma pessoa morrer de infarto cai pela metade. Dez anos depois, as chances de infarto se igualam às de quem nunca fumou. O pneumologista da Divisão de Tabagismo do Inca, Ricardo Meirelles, afirma que largar o cigarro pode trazer outros benefícios à saúde.
"A pessoa quando deixa de fumar melhora a qualidade de vida imediatamente. Sente uma melhora na parte respiratória. Geralmente, a pessoa que tem uma hipertensão arterial a pressão arterial tende a voltar à normalidade, os batimentos cardíacos também. Existe um rejuvenescimento rápido. Depois de dez anos, o risco de câncer de pulmão cai pela metade."
Para ajudar as pessoas que desejam parar de fumar, o pneumologista dá dicas. "Primeira dica é querer parar. Começar avaliar os malefícios que o cigarro pode estar causando. Isso vai fazer com que as pessoas tenham alguma motivação para deixar de fumar. O segundo passo é buscar tratamento e aprender como deixar de fumar sem sofrimento. E o mais importante no tratamento: que ele mude o pensamento em relação ao cigarro".
Quem quiser parar de fumar pode procurar tratamento gratuito no SUS. Para mais informações ligue para o Disque Saúde: 0800-61-1997. [Ascom/MS]
0 comentários:
Postar um comentário