acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Primeira vacina do mundo à base de vegetal contra a febre amarela

O Brasil vai criar a primeira vacina do mundo à base de planta. O Instituto Bio-Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, em parceria com duas instituições americanas, vai produzir um imunizante para febre amarela substituindo o vírus por uma proteína retirada de uma planta. Segundo a Fiocruz, com a nova técnica não vão ser usados vírus vivos atenuados, o que torna o processo mais simples.

Os cientistas também acreditam que o novo imunizante vai provocar menos efeitos colaterais. Segundo a gerente de programa de Vacinas Virais do Instituto Biomanguinhos, da Fiocruz, Elena Caride, por usar proteínas de plantas, a nova vacina poderá ser usada até por pessoas que têm restrições a vacinas tradicionais, como portadores do vírus HIV ou com doenças auto-imunes.

Segundo Elena Caride, as plantas utilizadas na vacina não vão causar prejuízos ao meio ambiente. Os primeiros testes com seres humanos devem ser feitos em até três anos. A Fiocruz produz anualmente entre trinta e quarenta milhões de doses e é a líder mundial na fabricação da vacina. Confira aqui a matéria realizada pela Web Rádio Saúde. [Fonte:Ascom/MS]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template