acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Estética em Odontologia

Alexandre Dias
Dentista

Há na sociedade moderna uma preocupação extrema com a estética. As pessoas buscam uma aparência mais jovem, sendo na odontologia estética, como uma plástica dentária, a reversão de forma rápida do processo natural de envelhecimento dos dentes. Outras pessoas, que têm dentes feios à vida inteira, raramente sorriem, escondendo o aspecto mais caloroso de suas personalidades.

Embora estes fatores estejam presentes no cotidiano, muitas pessoas não sabem dos recursos e as possibilidades que a odontologia oferece na busca de melhorar o sorriso e a autoestima. As opções variam de facetas ou lentes de porcelanas a aparelhos, bem como uma combinação de técnicas para alcançar resultados estéticos satisfatórios.

Facetas laminadas de porcelana são pedaços de porcelana personalizados que o dentista posiciona na parte frontal dos dentes para melhorar a aparência e reparar danos. A faceta é uma técnica menos invasiva que envolve a remoção de uma fina camada da parte mais exterior do dente, esmalte, que altera de forma impressionante o sorriso de uma pessoa e ajudam a melhorar sua auto-confiança. As facetas são o segredo por trás dos sorrisos arrebatadores que vemos nas telas de cinema e podem ser indicadas para clarear dentes manchados ou descoloridos, fechar espaços entre dentes, "corrigir" um sorriso torto sem precisar de aparelhos, consertar lascas e imperfeições e criar um sorriso com aparência mais atraente e jovial.


As coroas são próteses que recobrem totalmente os dentes, sendo necessário um maior desgaste do dente. São indicadas, principalmente, quando os dentes têm  pouca estrutura, quando há substituição de um dente por meio de uma ponte fixa ou até mesmo nos casos de dentes bastante desgastados devido a hábitos para-funcionais (bruxismo).

O clareamento dos dentes inclui o uso de materiais de peróxido para deixá-los mais brancos. A maioria dos dentistas utiliza um sistema de clareamento em casa ou no consultório para atingir os resultados desejados. Antes do clareamento dos dentes, é necessário que o paciente trate todas as cáries e as gengivas devem estar saudáveis. Os sistemas usados no consultório utilizam gel com 35% de peróxido de hidrogênio e luz de alta intensidade para clarear os dentes. As gengivas precisam ser protegidas antes da aplicação do gel nos dentes. Uma fonte de laser ou plasma (arco voltaico) ativa o peróxido para que ele oxide manchas na superfície. Em cerca de uma hora os dentes ficam de quatro a seis graus mais claros.

Em casa, o paciente recebe umas placas e o gel para usar na boca durante o sono. A combinação do tratamento no consultório e em casa é a melhor opção, e geralmente atinge de 12 a 15 graus de clareamento. O procedimento é muito seguro se seguido de perto por um dentista e não causa nenhum dano aos dentes. Sistemas de clareamento, comprados em lojas, não são tão eficazes quanto os controlados por dentistas. Além disso, o uso não supervisionado de métodos de clareamento comprados em lojas pode causar sensação de dor em cáries não tratadas, podendo, no caso de moldeiras que não são personalizadas, causarem irritação nas gengivas. E, o peróxido pode não ser tão forte ou eficiente.

A gengivectomia envolve a remoção da gengiva para deixar os dentes com uma aparência maior e a linha da gengiva proporcional. Pessoas que possuem excesso de gengiva cobrindo os dentes frontais e o lábio superior que parece alto quando sorriem costumam ser muito conscientes a respeito do seu "sorriso-gengiva". Uma linha da gengiva desproporcional pode fazer com que os dentes tenham tamanhos diferentes, o que não deixa o sorriso com uma aparência muito atraente.

Os aparelhos ortodônticos podem melhorar a aparência dos dentes em crianças e adultos que possuem dentes tortos ou dentes muito espaçado. O procedimento é longo, costuma levar de 18 a 24 meses. Mover os dentes com o uso de aparelhos leva bastante tempo, requer várias consultas (pelo menos vinte) e pode ser desconfortável. É mais fácil endireitar os dentes quando somos crianças, porque o procedimento pode melhorar a aparência do rosto e da mandíbula durante o crescimento. Atualmente, além dos aparelhos metálicos também existem os estéticos que possibilitam uma aparência mais natural.

Antes de investir o seu tempo e dinheiro na odontologia estética, reflita sobre o seguinte: o dentista tem experiência em odontologia estética e tem feito cursos sobre as técnicas mais recentes? É possível ver fotos "antes e depois" e depoimento de pessoas que passaram pelo mesmo tratamento no passado? O dentista tem equipamentos de vídeo ou apresentações que ajudem a demonstrar como o procedimento é feito e quais resultados você deve esperar? Se as respostas a estas perguntas não forem satisfatórias, procure uma segunda opinião.

A odontologia estética realmente se trata mais de uma arte do que uma ciência. É necessária uma combinação dos métodos citados para conseguir os resultados que o paciente está procurando. Treinamento e experiência são muito importantes e devem ser levados em consideração ao escolher um dentista para fazer procedimentos estéticos. A coisa mais importante é que você e seu dentista conversem sobre o resultado que você espera antes de começar o tratamento, e vocês devem explorar todas as alternativas disponíveis nesta grande área que é a odontologia estética antes de qualquer tratamento.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template