Voltou chover em Natal depois do temporal de 162 milímetros que destruiu um trecho da BR-101, na Ponte Velha, obrigando o Dnit a interditar um lado da pista no sentido Parnamirim-Natal por 15 dias. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o domingo é de tempo nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas isoladas na Grande Natal . Temperatura máxima de 31°C. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), em janeiro choveu 327 milímetros em Natal. A média histórica para o mês é de 58 mm. Em Parnamirim foram 407,4 milímetros e em Lucrécia (Alto Oeste) 333,4%.
Os meteorologistas lembram que o inverno no Rio Grande do Norte geralmente começa em fevereiro na região do semiárido e na segunda quinzena de maio na faixa litorânea e Agreste. Este ano, as condições do Pacífico, onde se verifica o fenômeno La Niña (temperatura da superfície abaixo do normal) e do Atlântico estão favoráveis a indução de chuva no Nordeste.
Meteorologistas se reúnem nesta 5ª
Na quinta-feira, dia 17, meteorologistas do Nordeste, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), estarão reunidos em Natal para definir o comportamento das chuvas no semiárido nordestino para março e maio. A reunião será coordenada pela Emparn. Nas duas reuniões realizadas anteriormente, a previsão era de que as chuvas ficariam acima do normal no sertão nordestino. E o inverno começaria mais cedo. [Fonte: Tribuna do Norte.online]
Onde mais choveu em janeiro
Parnamirim 407,4
Lucrécia 333,4
Natal 327,4
Nísia Floresta 325,9
Rafael Fernandes 321,9
Pau dos Ferros 319,2
Portalegre 296,1
Rodolfo Fernandes 289,4
Santa Cruz 285,6
São José do Mipibu 277,3
0 comentários:
Postar um comentário