acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vanguarda feminina

-- Walter Medeiros* - waltermedeiros@supercabo.com.br

Em meio à correspondência que recebemos, um envelope chama atenção pela remetente – Rizolete Fernandes, destinada a Graça Medeiros, minha mulher, que, ao abrir depara-se com o comunicado de uma homenagem. O Coletivo Leila Diniz homenageia Maria das Graças Medeiros, “pela sua contribuição ao Movimento Feminista do Rio Grande do Norte”. Trata-se – aquele coletivo - de importante entidade que desenvolve ações de cidadania e estudos feministas e tem como presidente a nossa amiga Rizolete.

Aquele documento de estética tão pura e beleza singela traz consigo uma essência do tempo, de história, de lutas, que tive a ventura de acompanhar por conviver todos aqueles momentos de busca por melhores dias, por liberdades democráticas e novas conquistas de gênero. Acompanhava Graça naquelas atividades junto às companheiras, vivendo as apreensões de confrontar os poderosos que insistiam em manter caladas as vozes que, por sua vez, insistiam em gritar onde era possível e até onde não o era.

Lembro bem os rostos de tantas militantes, cujos nomes cito sem medo de correr o risco de deixar de citar algumas, pois não por isto deixarão de ter o valor de sua luta registado nas honrosas páginas da história do feminismo. Rizolete é um símbolo; Elizabeth Nasser também; Eveline Guerra; Joana D’Arc Leite; Fátima Sá; Ceiça Fraga; Juraneide Silva; Ceres Gomes; Goretti Lucena e tantas outras, escreveram bela página da luta democrática nos anos setenta, oitenta e seguintes.

Quando falar era um risco de vida, lá se via aquelas corajosas mulheres reunidas em casas como a nossa e outras, fundando, entre outras entidades, a União das Mulheres de Natal – UMNA. Uma entidade revolucionária, que tinha objetivo de defender com unhas e dentes os direitos das mulheres. Não ao soutien e seus battons, mas o direito à dignidade do emprego, do salário justo, creches para os filhos, licença gestante ampla e participação em pé de igualdade com os seus companheiros.

Aquelas mesmas mulheres que se reuniam e definiam as bandeiras de luta, vez por outra estavam diante dos algozez que lhes buscavam para depoimentos na Polícia Federal ou na ASI (Assessoria de Segurança e Informação) da UFRN. Ali eram intimidadas da mais variadas formas, ao mesmo tempo em que recebiam “conselhos” para evitar companhias que para eles não teriam futuro, já que eram tidas como subversivas.

Graça lembra, ao receber a homenagem, que ainda bem jovem, em Macau, foi instada pelo Padre Penha a devolver à Biblioteca o livro “A mãe”, de Maximo Gorki e contraditoriamente teve uma discussão com o Monsenhor Expedito, que não admitia que estudantes do Projeto Rondon escutassem em Lajes as músicas do Padre Zezinho, que eram consideradas de protesto. Foram dias de muito suor, apreensão, determinação, desprendimento, valorosos e inesquecíveis, que precisam sem sempre registrados, como a própria Rizolete já tem feito através brilhantes relatos publicados nos seus livros. Como este momento é mais dela, parabéns, Graça!

*Jornalista
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Os órgãos regulamentadores da Saúde no Brasil, como CFM, SBHH, Ministério da Saúde, ANVISA, não reconhecem a auto-hemoterapia como um procedimento médico, e ainda condenam a técnica, alegando que importantes "riscos" devam ser considerados.

    Quais riscos? Existe alguma queixa ou registro de caso verídico nestes órgãos, que possa desabonar a AHT? Existe algum estudo comprovado para tais alegações de riscos?

    Quais seriam as recomendações destes órgãos, aos portadores de doenças auto-imunes e ou cronicas, como Mal de Crohn, Esclerodermia, furunculose, citando apenas estas(*), pois existem muitas outras enfermidades (casos comprovados) que atestam a eficácia, segurança e inocuidade da AHT.

    Recomendam estes órgãos, que portadores destas doenças devam continuar doentes, haja vista, que os casos acima citados, possuem documentação que comprovam exatamente o oposto do que afirmam estes órgãos?

    E o que fazer com a experiência de 60 anos do Dr. Luiz Moura com a AHT? Deveria continuar sendo totalmente ignorada, como tem sido até o momento?

    A Auto-hemoterapia é um procedimento centenário. E são quase 4 anos de proibição (somente no Brasil). Onde estão os casos de riscos? Onde estão os atestados de óbitos? Onde estão os casos que confirmem as suposições e temores, nos quais se justificam e se apoiam estes órgãos?

    E como reclamam pesquisas e estudos que poderiam esclarecer de vez esta questão, quem deveria fazer estes estudos? Os defensores da terapia? Ou os mesmos órgãos que insistem em continuar desabonando a terapia?

    E como se não bastasse a falta de argumentos que realmente pudessem justificar as suas alegações, chega-se ao absurdo de mencionar efeito psicológico (placebo) para "explicar" os milhares de casos de beneficiados com a AHT, enquanto a terapia é usada amplamente na Medicina Veterinária.

    Em suma, nada plausível e nada de concreto, têm estes órgãos para continuarem com esta situação inaceitável, proibindo e ameaçando profissionais de saúde de fazer uso da técnica, que já está "mais do que comprovada" na prática.

    UMA PROIBIÇÃO ILEGAL
    (QUEM PROIBIU A AUTO-HEMOTERAPIA?)
    --- Walter Medeiros
    http://www.rnsites.com.br/auto-hemoterapia-legis.htm

    José Luiz Dutra - Curado de Mal de Crohn com a auto-hemoterapia, após 10 anos de sofrimento, seguindo todo o tratamento convencional.

    http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/jose_dutra_crohn_disease.htm

    http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/joseluiz.htm

    Marcelo Fetha - Curado de furunculose cronica com a auto-hemoterapia, após 50 anos de sofrimento seguindo todos os tipos de tratamentos convencionais.

    http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/doencas/furunculose.htm

    http://www.orientacoesmedicas.com.br/opiniao_integra.asp?cdg=3482&u=6

    Revista Científica Européia REFERÊNCIA publica artigo dos cientistas brasileiros Telma Geovanini e Manoel Mozart Corrêa Norberto sobre auto-hemoterapia:
    - Tratamento da Esclerodermia doença auto imune através da auto-hemoterapia: Um estudo de caso clínico.
    O artigo está em http://www.esenfc.pt/rr/admin/conteudos/downloadArtigo.php?id_ficheiro=261&codigo=
    O endereço da Revista é http://www.esenfc.pt/rr/site/

    http://www.medicinacomplementar.com.br/pdf/tema150808b.pdf

    http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/tratamento_de_feridas_prof_Telma.htm

    REGISTRO FOTOGRAFICO QUE COMPROVA A EFICACIA DA AUTO-HEMOTERAPIA

    Cura de alergia crônica de pele com a auto-hemoterapia.

    http://www.youtube.com/watch?v=9SdHmR0U4ug

    http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/Autohemoterapia_cura_alergia_cronica_de_pele.html

    Auto-hemoterapia CURA deficiência genética no figado.

    http://www.youtube.com/watch?v=rfueFFX05hI

    Auto-Hemoterapia - Relatos por doenças

    http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/doencas/links_completos.htm

    Auto-hemoterapia Placebo?

    http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/placebo.htm

    http://pdfcast.org/search/all/autohemoterapia

    https://sites.google.com/site/autohemotherapy/

    http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template